"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jardins do Palácio Fronteira estão abertos para passeios iluminados ao cair da noite

As visitas guiadas aos jardins do palácio lisboeta são especiais e temáticas. Há quatro datas marcadas para setembro e as reservas estão abertas.

Palácio Fronteira à noite_Jorge Maio Palácio Fronteira_DRO Daniel Rocha Palácio Fronteira_DRO Daniel Rocha Palácio Fronteira_DRO Daniel Rocha Palácio Fronteira_DRO Daniel Rocha


No ano passado, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna decidiu abrir pela primeira vez as portas do jardim do palácio a passeios noturnos. Neste final de Verão, os passeios prosseguem, começando um pouco mais cedo, uns minutos antes do pôr do sol, às 19h45.

Guiados pela historiadora de Arte Ana Paula Rebelo Correia, os passeios propõem-se a revelar “as histórias de um palácio e dos seus jardins, belissimamente iluminados ao cair da noite”, ao sabor de muitos pormenores sobre os azulejos, esculturas, mitologia e alegorias.

Em setembro o ciclo de passeios, batizado de Um Jardim ao Fim do Dia, tem marcações abertas para os dias 9, 11, 18 e 25.

Durante a visita, poder-se-á esperar um périplo entre os séculos XVII e XXI, incluindo a história do seu construtor, D. João de Mascarenhas, General das guerras de Restauração. Concebido como antiga Quinta de Recreio, é Monumento Nacional e a sua azulejaria é célebre.

“O Palácio Fronteira é um projeto pessoal e único, uma espécie de Gabinete de Curiosidades que integra arquitetura, jardins com as suas fontes, e um imaginário de esculturas, azulejos e embrechados, com inúmeras iconografias, mitológicas e alegóricas”, resumia-se na apresentação das visitas.

Estas obedecem às regras de segurança de contenção da covid-19, realizando-se “com número limitado de inscrições”. “Os passeios encontram-se organizados de modo a que os visitantes possam desfrutar dos jardins sem riscos acrescidos”, sublinha a fundação. É obrigatório o uso de máscara.

Cada passeio temático tem o valor de 16 euros e inscrição prévia obrigatória. Para mais informações e inscrições: fcfa-cultura@fronteira-alorna.pt ou 217 782 023.

 


por Fugas, in Público | 8 de setembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,643