"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Obra poética de Luís Miguel Nava reunida num só volume

Um quarto de século depois do desaparecimento do autor, é chegada a hora de reapresentar a sua obra poética. Edição da Assírio & Alvim inclui vários textos inéditos. 


Após um longo hiato editorial, é publicada a Poesia de Luís Miguel Nava, numa cuidada edição preparada por Ricardo Vasconcelos, autor do livro Campo de Relâmpagos — Leitura do excesso na poesia de Luís Miguel Nava, também publicado pela Assírio & Alvim há alguns anos. Para além de incluir toda a obra publicada pelo próprio autor, entre 1979 e 1994, este volume inclui vários outros textos inéditos e dispersos.

«Era há muito desejada a reedição da obra de Luís Miguel Nava, desaparecida das livrarias há vários anos, apesar do interesse que nela continua a existir não só em Portugal, onde os seus livros se esgotaram sucessivamente, mas também no Brasil. A relevância da edição da Poesia que agora se apresenta é de assinalar por não só incluir todos os poemas que o autor publicou em vida, mas também por trazer a público um conjunto muito substancial de textos inéditos ou parcialmente inéditos […], que são apresentados devido à sua qualidade e ao facto de contribuírem para uma compreensão mais global da escrita de Nava.»
Do Prefácio

ATRAVÉS DA NUDEZ

Este garoto é fácil compará-lo a um campo de relâmpagos
encarcerando um touro. Através da nudez vêem-se os astros.
É onde o poema interioriza
a sua própria hipérbole, a paisagem.

Movem-se os tigres como câmaras na areia, prontos eles
também a deflagrarem. A manhã
espanca a praia, é impossível descrevê-la sem falar
dos fios deste poema
que a cosem com a paisagem

SOBRE O LIVRO
Título: Poesia
Autor: Luís Miguel Nava
Edição: Ricardo Vasconcelos
N.º de Páginas: 354
PVP: 28,00€
Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Luís Miguel Nava

Nasceu em Viseu, a 29 de setembro de 1957. Estuda Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e após a conclusão do curso faz um mestrado e trabalha como assistente nessa faculdade entre 1981 e 1983, ano em que parte para Oxford, onde exerce as funções de leitor de português. Muda-se para Bruxelas em 1986, aí trabalhando como tradutor da então Comunidade Económica Europeia. Morre nessa cidade em maio de 1995, assassinado no seu apartamento. É o autor de uma obra poética singular, bem como de diversos livros de ensaio, já publicados pela Assírio & Alvim no volume Ensaios Reunidos (2004). 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,797,389