"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A força da inconfundível escrita de Jorge de Sena

A Livros do Brasil publica O Físico Prodigioso, o mais recente título da coleção Miniatura, que já soma 15 volumes.


Depois de Sinais de Fogo, é a vez de a obra O Físico Prodigioso merecer uma reedição em formato de livro de bolso. Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário, esta narrativa de Jorge de Sena como que se divide em dois momentos: o de uma paixão impossível entre um médico-bruxo e uma fidalga, e, mais tarde, o da condenação dessa mesma liberdade amorosa.

O protagonista destas aventuras combina a excecionalidade de dois homens de uma história medieval de autor desconhecido: um que curava e ressuscitava os demais com o seu sangue e um outro que não podia ser enforcado porque o Diabo o protegia. Pactos com o demónio e perseguições inquisitoriais, erotismo e chapéus de invisibilidade, aleatoriedade de tempo e de espaço determinam, então, o destino deste físico prodigioso.

Em diversas passagens, próximas daquilo que podemos chamar de poesia visual, a obra atreve-se a um certo experimentalismo, revelando em simultâneo ao leitor o mesmo momento vivido por diferentes personagens, ou, mais curioso ainda, o mesmo discurso dito e pensado. Os poemas intercalados na narrativa são todos originais, num trabalho exploratório do autor a partir de versos medievais.

[…] O Físico Prodigioso, ao que posso deduzir da fé que tenho nele e que outros igualmente têm tido, sabe perfeitamente viver ou morrer (para mais viver inteiramente por si mesmo, sustentado pela força do amor que tudo manda, e pelo ímpeto da liberdade que tudo arrasa.»
Jorge de Sena, 1977

SOBRE O LIVRO
O Físico Prodigioso
Foi ao recordar dois episódios do Orto do Esposo, obra moralística portuguesa do início do século xv, que Jorge de Sena se viu tentado a cruzar duas das suas personagens: um físico, médico-bruxo, que sangra o seu corpo para curar os males de outros, e o endemoninhado que sobrevive à vertigem da morte no cadafalso. Contudo, em O Físico Prodigioso entrelaçam-se muito mais que duas narrações medievais. Nele desenrola-se uma história ungida pelo erotismo e pelos desejos da carne, ainda que epítomes da sagração da liberdade e do amor. Uma novela, como gostava de a apelidar o autor, publicada inicialmente na coletânea Novas Andanças com o Demónio (1966), que viria a ser reeditada individualmente, em 1977.

Ver primeiras páginas 

Título: O Físico Prodigioso
Autor: Jorge de Sena
N.º de Páginas: 120
PVP: 8,80 €
Coleção: Miniatura 

SOBRE O AUTOR
Jorge de Sena

Nasceu em Lisboa, a 2 de novembro de 1919, e morreu em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de junho de 1978. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, parte para o exílio no Brasil em 1959 e aí doutora-se em Letras e torna-se regente das cadeiras de Teoria da Literatura e de Literatura Portuguesa. Muda-se para os EUA em 1965, lecionando na Universidade de Wisconsin e, anos depois, na Universidade da Califórnia. Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e tradutor, é considerado um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa do século XX, autor de títulos como Metamorfoses (1963), Os Grão-Capitães (1976), O Físico Prodigioso (1977) e Sinais de Fogo (1979), este último considerado a sua obra-prima. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,519