"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Poeta António Carlos Cortez vence Prémio Literário Ruy Belo

Júri do prémio destaca "coerência estrutural" do livro de poesia “Jaguar”, de António Carlos Cortez, editado pela Dom Quixote.

Foto: Al Richardson


Poeta e professor, António Carlos Cortez é o vencedor deste ano do Prémio Literário Ruy Belo com o seu mais recente livro de poemas, “Jaguar”, editado em 2019 pela Dom Quixote. A obra, nas palavras do júri revela um “salto quantitativo” em relação à obra do autor e uma “coerência estrutural”.

“Jaguar” é uma obra constituída por 48 poemas em prosa, que abordam temas como o fim da linguagem, a música de Philip Glass, a poesia de Jim Morrison, o sangue de Ian Curtis, a guerra, o Vietname, a literatura e as visões de Rimbaud.

O júri composto por José Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores, Ricardo Gil Soeiro, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e João Rodil, da Câmara Municipal de Sintra avaliou um conjunto de 26 livros.

Promovido pela autarquia de Sintra, o prémio destina-se a distinguir obras em verso. Segundo o júri, o livro de António Carlos Cortez demonstra uma “coerência estrutural do volume, patente na forma como os diversos núcleos imagéticos que explora se vão desdobrando de forma fulgurante”.

O mesmo comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Sintra refere que o júri considerou “Jaguar” um livro que revela “um assinalável salto qualitativo” em relação à obra de António Carlos Cortez, que encara o “poema como caçada terrível”.

Nascido em Lisboa, em 1976, o poeta é também ensaísta, crítico de poesia e docente. Da sua obra fazem parte títulos como “Poética com dicção”, “A dor concreta”, “Animais feridos” e “O nome negro”.

O Prémio Ruy Belo já galardoou em anteriores edições António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Fernando Guimarães, Manuel de Freitas e Rui Lage; e visa dinamizar e estimular a criação literária e homenagear o poeta de "País Possível" e "O Problema da Habitação", que viveu no município de Sintra.

Na última edição, em 2018, o prémio Ruy Belo foi atribuído ao escritor Rui Laje, pelo livro "Estrada Nacional", editado em 2016.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 30 de setembro, pelas 12:00, nos Paços do Concelho, em Sintra.


por Maria João Costa com Lusa in Renascença | 18 de setembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,925,857