"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Grândola renova rede de percursos pedestres

Município aposta na valorização do Turismo de Natureza e vai receber fundos europeus para renovar percursos e criar novos. No projeto estão também cinco estações de serviço de BTT e aposta no geocaching.

Pela Serra_ CM Grândola


Uma candidatura de Grândola ao quadro de fundos europeus Portugal 2020 foi aprovada e “vai permitir ao município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres”, confirmou a autarquia.

O projeto, explica-se em nota à imprensa, passa pela “qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres”. Incluem-se aqui a “criação de novos percursos” e a “reestruturação/requalificação dos já existentes”. No total, são 13 percursos no concelho, “perfazendo mais de 180 km”.

Além da preparação dos caminhos ou a sinalética, haverá também as “respetivas áreas de descanso/abastecimento dotadas de equipamentos que permitam aos amantes da prática uma maior fruição do espaço natural”.

Ao longo das rotas, garante a autarquia, serão ainda instaladas cinco estações de serviço de BTT e, no Ecoparque Montinho da Ribeira, será instalado um WC com “acesso universal a utilizadores de mobilidade reduzida”.

geocaching, espécie de caça ao tesouro dos tempos modernos, “será também uma componente presente em toda a rede de percursos”, assim como haverá uma renovada aposta na observação de aves: será instalado um “segundo abrigo de observação de aves junto à Lagoa de Melides, um importante ponto de residência e passagem de aves migratórias, consistindo um dos mais importantes ecossistemas do concelho”.

A autarquia quer ainda lançar o Guia de Natureza de Grândola e uma app onde se incluirá toda a informação turística, do património à gastronomia e incluindo a rede de percursos pedestres.

“Valorização do Património Natural – Percursos Pedestres” representa um investimento de mais de 245 mil euros e tem comparticipação assegurada de 75% via Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.


por Fugas, in Público | 16 de setembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,176