"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A globalização começa no Ano 1000

Historiadora Valerie Hansen mostra como exploradores e comerciantes ligaram o globo antes dos anos dourados das grandes explorações marítimas. 


A Ideias de Ler, chancela da Porto Editora especializada em títulos de não ficção, faz chegar às livrarias de todo o país uma obra que promete mudar a narrativa sobre a forma como diferentes civilizações entraram em contacto e deram origem ao fenómeno que hoje conhecemos como globalização – e que frequentemente é associado ao período dos Descobrimentos portugueses.

Esta obra nasce do trabalho de Valerie Hansen, professora de História da China e do Mundo em Yale, e de mais de trinta anos de investigação, dezenas de viagens e consulta direta de fontes, artefactos e especialistas, que mostram que no Ano 1000 o mundo era bem mais do que fome, peste e guerras.

Por volta do Ano 1000 da nossa era, já os Maias percorriam o continente americano desde a Colômbia até ao Mississipi e os Vikings chegavam ao Canadá e ao atual território dos Estados Unidos. Do leste europeu partiam caravanas de comércio de pessoas, slavs – escravos – enquanto de África saíam carregamentos de marfim, de ouro, e de óleos de plantas usados em perfumes. Num dos centros nevrálgicos deste intercâmbio entre povos, a China, era possível viver de forma algo semelhante à dos nossos dias: as casas eram mobiladas com madeiras exóticas e decoradas com obras de arte vindas de Java ou do Japão. O acesso à informação e a troca de ideias (não raras vezes através da religião) era também frequente e acompanhava os movimentos mercantes.

Ou seja, cerca de meio milénio antes do domínio europeu dos mares (e da historiografia) – antes dos notáveis feitos como a passagem do Cabo da Boa Esperança ou da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães – já o mundo estava ligado por exploradores e pioneiros: a globalização tinha começado.

Numa obra provocadora, ousada e extremamente bem construída, a autora leva os leitores "por mares nunca dantes navegados" e mostra como estes povos abriram o caminho para os vindouros e como a marca deles se perpetua na história até aos dias de hoje.

SOBRE O LIVRO
Ano 1000 - O verdadeiro início da globalização
E se quase tudo o que sabemos sobre as origens da globalização estiver errado? Neste livro, Valerie Hansen, da Universidade de Yale, argumenta, de forma algo provocadora, que a globalização não teve início apenas quando os Portugueses «deram novos mundos ao mundo». Corajosas explorações e ousadas missões comerciais ligaram as grandes sociedades mundiais cinco séculos antes, levando desde logo à difusão de objetos, pessoas, tecnologias, produtos agrícolas e religiões um pouco por todo o mundo – o que representa o verdadeiro início da globalização. Ano 1000 é um trabalho inovador que, numa narrativa envolvente, nos fará repensar a história do mundo moderno.

Ver primeiras páginas 

Título: Ano 1000
Autor: Valerie Hansen
Tradutor: Pedro Gaspar Serras Pereira
Nº de páginas: 336
PVP: 18,80€ 

SOBRE A AUTORA
Valerie Hansen

É docente de História na Universidade de Yale. Especialista em História da China e em História Mundial, leciona estas temáticas há mais de 30 anos. É autora de diversas obras aclamadas, incluindo The Open Empire: A History of China to 1600 e The Silk Road: A New History, e coautora de Voyages in World History. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,927,342