"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

No Dia Mundial do Rinoceronte conheça a incrível Viagem de Shibula

Quinze dias de viagem, um navio, um avião e onze descendentes, estes são os números resultantes de uma das reintroduções levadas a cabo pelo Jardim Zoológico.


Dia 22 de setembro é celebrado em todo o mundo o Dia do Rinoceronte. De forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança o terceiro conto do projeto “Contos do Zoo” que dará a conhecer um dos primeiros programas de conservação desenvolvidos pelo parque e que resultou na reintrodução em habitat natural da Shibula, um Rinoceronte-negro (Diceros bicornis).

Conhecem-se cinco espécies de rinoceronte em todo o mundo, distribuídas entre África e Ásia. O Rinoceronte-negro é uma das espécies africanas, e está classificada como Criticamente em Perigo pela IUCN, a União Internacional para a Conservação da Natureza. Em 1991, aquando da reintrodução da Shibula, a espécie estava em acentuado declínio, sobretudo devido à caça para a obtenção do chifre para venda no mercado ilegal. A população de Rinocerontes-negros em África não ultrapassava os 2500 animais, no entanto, devido aos programas de conservação desenvolvidos sob cuidados humanos, atualmente verifica-se uma tendência de crescimento da população.

“A Viagem de Shibula” conta a história de um dos mais antigos funcionários do Jardim Zoológico, e a viagem mais emocionante da sua vida: quando teve de levar um Rinoceronte-negro para o seu habitat natural, em África. A viagem durou 15 dias, entre o navio que os levou até ao continente africano e um avião até ao destino final. Um conjunto de desafios bem-sucedidos que resultaram numa descendência de 11 novos animais.

Os “Contos do Zoo” são um conjunto de obras escritas, ilustradas e contadas pelo Jardim Zoológico, que pretendem dar a conhecer de forma cativante as histórias que estão por trás dos projetos de conservação do parque, sensibilizando os leitores para a importância dos zoos na conservação das espécies. Estas obras infantojuvenis, são lançadas mensalmente através do blog e do canal de Youtube oficial do Jardim Zoológico, e são baseadas em factos reais.

Dia 22 de setembro subscreva o canal de YouTube oficial do Jardim Zoológico e conheça em primeira mão as histórias, os nomes, as dificuldades e as conquistas que estão por detrás da conservação das diferentes espécies.

Para mais informações visite www.zoo.pt.

Sobre o Jardim Zoológico:

A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliadas a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2020 celebrou 136 anos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,420