"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Mário Cláudio: "Onde acaba a vida e começa o romance"

Aos 78 anos, Mário Cláudio, um dos mais aplaudidos e marcantes escritores portugueses das últimas décadas, concede uma grande entrevista a José Jorge Letria, agora publicada em livro pela Guerra e Paz Editores.


O amor pelos livros e pela pintura, o fascínio por Londres, a experiência em Direito, as marcas da Guerra Colonial e o futuro da literatura portuguesa. Em Mário Cláudio: A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir, conheça o homem por detrás da obra.

«Ao fim deste tempo todo, foram 50 anos de trabalho. As coisas confundiram-se de tal maneira que eu já não sei onde acaba a vida e começa o romance.» Indissociável da sua obra, Mário Cláudio, pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, conta, numa entrevista biográfica concedida a José Jorge Letria, os episódios que marcaram a sua vida. Uma conversa que resultou no livro Mário Cláudio: A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir, o 19.º da coleção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Natural do Porto, cidade onde vive ainda hoje, descobriu a pintura e a poesia bem cedo e viveu com entusiasmo a candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República. Nesta entrevista, relembrou também a adolescência e a amizade com Adriano Correia de Oliveira e Mário Sottomayor Cardia.

Rumou a Lisboa, e depois Coimbra, onde estudou Direito e sentiu o despertar do interesse pela literatura, com idas regulares às aulas lecionadas por Vitorino Nemésio e David Mourão-Ferreira. Nessa altura terminou ainda o curso de bibliotecário-arquivista em Coimbra.

Neste livro fala do início da sua carreira literária e da primeira obra de poesia publicada em 1969. No mesmo ano participou na Guerra Colonial como jurista miliciano na Guiné-Bissau. Tempo que recorda com pesar, mas no qual ficou a conhecer a obra de Herberto Hélder e as crónicas de Agustina Bessa-Luís no Diário Popular, autores que de algum modo o influenciaram.

No pós-guerra deixou-se fascinar por Londres enquanto se especializava em Ciências Documentais no University Collage. Dessa experiência resultou uma tese sobre o analfabetismo e a relutância à leitura em Portugal, que, segundo Mário Cláudio, nunca teria o aval do Estado Novo para ser publicada.

Do presente e do futuro, fala do fim do livro enquanto objeto, do talento de novos autores, como Afonso Reis Cabral, herdeiro de Eça de Queiroz, e da atenção que devemos dar a Donald Trump e a outros governantes populistas.

Cinco décadas de trabalho aplaudido pela crítica, que resultaram em vários prémios. Destaque para o Prémio Pessoa, que venceu em 2004, e para o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, que venceu em 1984, 2014 e 2020, tornando-se o primeiro escritor a atingir três vezes a distinção.

Mário Cláudio: A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir chega às livrarias de todo o país. O livro poderá ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz Editores.  

Mário Cláudio: A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir
Diálogo com José Jorge Letria
Não Ficção / Biografia
Coleção O Fio da Memória
128 páginas · 15x20 · 13,99 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,930,178