"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Terá este livro de Dean Koontz previsto o surto do novo coronavírus?

Publicado em 1981, Os Olhos da Escuridão (Ed. Topseller | do escritor norte-americano Dean Koontz — mais de 500 milhões de livros vendidos — ganhou enorme atenção em todo o mundo por apresentar no enredo aspetos que coincidem de forma quase profética com a atual realidade, nomeadamente a existência de um vírus criado em laboratório na cidade chinesa de Wuhan.


E esta coincidência rapidamente se tornou viral nas redes sociais e nos media.

Mais há mais dados curiosos para os fãs de teorias da conspiração: no livro, o cientista que foge para o EUA com o vírus chama-se Li Chen, o mesmo apelido de Lin Wenliang, um dos primeiros médicos a alertar as autoridades chinesas para surto (rapidamente aconselhado a parar de falar pela polícia); ainda que do sexo oposto, mas com o mesmo apelido, Li Meng-Yan rumou aos Estados Unidos para dizer ao mundo que o SARS-CoV-2 não é um vírus que surgiu na natureza e que foi desenvolvido em laboratório pelo governo do seu país; e, por fim, o livro foi publicado há 39 anos e Wuhan-400 é mencionado na página 39.




No entanto, o renovado interesse na obra (publicada na altura sob um pseudónimo; traduzida para 30 línguas; 4 milhões de livros vendidos) não agradou totalmente ao autor que, hoje, se tenta afastar desta “colagem” à pandemia. Afinal de contas, as coincidências não vão muito mais além, ainda que não deixe de ser uma excelente leitura para fãs de thrillers!

O livro conta a história de Christina Evans, uma mãe que tenta desesperadamente saber o que aconteceu ao filho, supostamente morto num trágico acidente. Mas eis que um dia uma frase surge no quadro de giz do quarto do filho: NÃO MORRI.

É na demanda pelo filho que surge então a ligação a um vírus, chamado «Wuhan-400», criado pelos chineses como arma biológica. O vírus fora levado para os EUA pelo cientista chinês Li Pen desertor e estava a ser alvo de estudo naquele laboratório. Wuhan-400 é a arma perfeita pois atinge apenas o ser humano, tem um período de incubação extremamente curto e uma taxa de mortalidade de 100%. O vírus consegue sobreviver fora do corpo humano durante mais de um minuto, o que significa que pode contaminar de forma permanente objetos ou espaços.

O AUTOR

Dean Koontz é um autor bestseller internacional que viu 14 dos seus livros alcançarem o 1.° lugar na tabela de vendas do New York Times. Traduzido em 38 línguas, vendeu mais de 500 milhões de livros em todo o mundo.

Curiosidade: Por acreditar que Koontz iria triunfar no mundo editorial, a mulher Gerda suportou as despesas do dia a dia durante 5 anos (prazo máximo dado ao marido) para que este pudesse concentrar-se na escrita. Cinco anos volvidos, Gerda despediu-se para gerir a carreira do marido. Aposta ganha!

«Dean Koontz é um malabarista literário e um mestre dos nossos sonhos mais sombrios.» — The Times

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,988