"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Algarve lança novo Guia de Percursos Pedestres: são 51 caminhadas pela região

É um grande guia para grandes e pequenos passeios pela Natureza algarvia: em 244 páginas, o guia, disponível online, resume o que se precisa saber para caminhar por 47 percursos e quatro grandes rotas, do mar ao rio e às serras.

Rocha da Pena (Loulé)_Turismo do Algarve Da Bordeira ao Mar_Turismo do Algarve


Do percurso dos Sete Vales Suspensos pelas falésias de Lagoa, que se tornou um pouco mais célebre ao ser destacado pela European Best Destinations como um dos melhores da Europa, a caminhadas da Bordeira até ao Mar, pela Endiabrada e os seus Lagos Escondidos, ao Caminho dos Promontórios ou Trilho das Cascatas ou até Cerro Acima, Cerro Abaixo. Perto do mar ou serpenteando pelas serras, há 51 percursos (47 deles até 30 quilómetros) no novo Guia de Percursos Pedestres do Algarve.

É um guia “para quem preza o contacto com a Natureza e gosta de aventurar-se ao ar livre, em família ou com amigos, ou simplesmente passear sozinho, por entre serras, bosques, dunas, falésias, lagos e rios”, resume o Turismo do Algarve, responsável pela publicação, que se segue a um guia para descobrir a natureza algarvia com os mais pequenos.

O guia é muito completo, somando 244 páginas e incluindo mais 14 caminhadas que a edição interior. Inclui as informações da região, os conselhos aos caminhantes (nomeadamente vestuário ou equipamento), fichas e mapas, listas de espécies que podem ser avistadas e contactos úteis, além de, claro, informação e fotos de cada percurso e dados como a distância total a percorrer, a duração média e características ou época aconselhada para a visita.

O convite é para partir à descoberta do “riquíssimo património natural e edificado do Algarve e da sua diversidade paisagística”. Há pelo menos um percurso por cada concelho e geográfica e tematicamente divide-se pela Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra, Guadiana e as Grandes Rotas.

Nestas últimas, temos quatro: a Via Algarviana com cerca de 300 km, pedestre e ciclável, de Alcoutim ao Cabo de São Vicente; a parte algarvia da Rota Vicentina, que com mais de 500km e começando no Alentejo, tem na região percursos entre Odeceixe e Cabo de São Vicente, já se estendendo daqui a Lagos; a Grande Rota do Guadiana, que se fica pelos 65km entre Alcoutim a Vila Real de António; e o Percurso Descoberta, um circular de 45km na Serra do Caldeirão.

Por toda a região, há de tudo: de caminhos de terra a troços empedrados e passadiços, de mergulhos no mar e alguma adrenalina aqui e ali nas falésias ao descanso (tirando para as pernas) do rio e dos passeios serrenhos, de sapais e moinhos a velhas igrejas e aldeias que parecem encontrar-se por acaso.

Segundo o Turismo do Algarve, os percursos incluídos respeitaram critérios como o “estado de conservação, a segurança, a existência de material de divulgação, de painéis de informação e sinalética, a presença de valores naturais, paisagísticos e culturais relevantes” ou, até, “a existência de singularidades”.

O guia está disponível em versão pdf, gratuitamente, no site do Turismo do Algarve.


por Luís J. Santos in Público | 28 de setembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,966,360