"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O Cordeiro de Deus é exibido no Festival de Cannes

O CORDEIRO DE DEUS, o mais recente filme de David Pinheiro Vicente, que foi seleccionado para integrar a competição oficial de curtas-metragens do Festival de Cannes 2020, vai ser exibido no dia 29 de outubro.


O filme parte do imaginário do realizador sobre uma vila no interior de Portugal e cruza as tradicionais festas de verão com violência e sexualidade. Sobre O CORDEIRO DE DEUS, David Pinheiro Vicente revela: Neste retrato de uma família pobre do interior de Portugal, pareceu-me fundamental que as personagens tivessem direito à sua própria natureza contraditória, numa abordagem que não fizesse delas vítimas, mas sim pessoas complexas que, como todas as outras, estão presas nos sintomas dos seus problemas.

O CORDEIRO DE DEUS é a segunda curta-metragem de David Pinheiro Vicente, que, em 2018, se estreou na realização com Onde o Verão Vai (episódios da juventude), um filme que teve a sua estreia mundial na competição Berlinale Shorts, foi exibido em mais de 40 países e festivais, recebeu prémios em San Sebastian, Tel Aviv e Vila do Conde e estreou em televisão e online pelo canal Arte-ZDF.

Em Portugal, O CORDEIRO DE DEUS integrou a seleção oficial do IndieLisboa 2020 e, internacionalmente, já foi adquirido para exibição em televisão e online pelo canal Arte France. David Pinheiro Vicente foi apontado como um dos 10 Próximos Jovens Realizadores pela European Film Academy e um dos Dez Novos Realizadores a Seguir pela European Film Promotion.

Esta curta-metragem é uma coprodução da produtora portuguesa Artificial Humors, de Gabriel Abrantes, e a francesa La Belle Affaire Productions, que também já coproduziu outras obras nacionais, como Amor Fati de Cláudia Varejão ou Alva de Ico Costa.



O CORDEIRO DE DEUS / ficção / S16mm / 15’ / 2020
SINOPSE
Numa quinta do interior de Portugal, um rapaz testemunha uma situação violenta e sexual. Nessa noite, é confrontado com o problema da sua mãe, ter de matar o cordeiro que criam no pátio para as festas da aldeia. O irmão mais novo não se quer despedir do animal, mas ninguém lhe explica o que vai realmente acontecer. As consequências parecem inevitáveis. 
 
FICHA TÉCNICA
com Miguel Amorim, Carla Galvão, Gabriel Salvado, Constança Alves,
João Vicente, Daniela Freitas, Diogo Vale
Direcção de Fotografia JOANA SILVA FERNANDES
Direcção de Som MIGUEL COELHO
Direcção Artística JÚLIO ALVES
Montagem LAURA GAMA MARTINS
Mistura SIMON APOSTOLOU
Correcção de Cor YANNIG WILLMANN
Assistente de Realização FREDERICO MESQUITA
Direcção de Produção MARIA INÊS GONÇALVES
Produzido por GABRIEL ABRANTES e JÉRÔME BLESSON
Escrito e Realizado por DAVID PINHEIRO VICENTE

SOBRE O REALIZADOR
David Pinheiro Vicente nasceu nas Ilhas dos Açores, Portugal, e estudou Cinema e Estética em Lisboa.
Trabalhou como diretor de arte de várias curtas-metragens e séries de televisão e foi assistente da realizadora Salomé Lamas.
A sua curta-metragem de tese "Onde o Verão Vai (episódios da juventude)" estreou na competição Berlinale Shorts, foi exibida em mais de 40 países e festivais diferentes, incluindo Ficunam, Oberhausen, Karlovy Vary e FilMadrid, recebeu prémios e menções honrosas em San Sebastian, Tel Aviv e Vila do Conde e estreou em televisão e online pelo canal Arte-ZDF.
O seu novo filme "O Cordeiro de Deus" aguarda estreia, tendo sido já adquirido para exibição em televisão e online pelo canal Arte France.
Foi apontado como um dos 10 Próximos Jovens Realizadores pela European Film Academy e um dos Dez Novos Realizadores a Seguir pela European Film Promotion.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,732