"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Na Kiosk Zine é a fotografia que narra as histórias

Três fotógrafos e uma videógrafa juntaram-se para erguer a Kiosk Zine. Os alicerces foram montados em fevereiro de 2020 pelos fotógrafos Daniel Rodrigues, José Farinha, Paulo Pimenta e pela videógrafa Inês Branco. 

Os fundadores


E agora, já com a estrutura sólida e à prova de qualquer contratempo, inauguram a 6 de outubro a obra acabada de um “espaço” que terá a porta aberta para outros fotógrafos – nacionais e internacionais.

O número zero da Kiosk Zine sai em dose tripla (em formato papel, como sempre será editada) e com a prata da casa a lançar o convite para que todos possam olhar o mundo através de três lentes distintas. Esta edição especial de inauguração reúne em três zines os trabalhos do fotógrafo distinguido pelo World Press Photo em 2013, Daniel Rodrigues, do fotojornalista do PÚBLICO, Paulo Pimenta, e do fotógrafo documental, José Farinha.

Para trocar as voltas à pandemia, o primeiro momento de lançamento da Kiosk Zine será online e está marcado para 6 de Outubro. Esta primeira fase marca a inauguração do site (www.kioskzine.com) e a disponibilização do número zero, em formato papel, para venda online. Mas pouco mais de uma semana depois, num segundo momento, os fundadores desta zine reúnem-se no Espaço Mira, a 16 de outubro, pelas 21h30, para a lançarem cara a cara com todos os interessados neste projeto que põe o trabalho de fotógrafos nacionais e internacionais em primeiro plano.

No Espaço Mira, em Campanhã, a 16 de Outubro, também estará disponível para venda a primeira zine, que, na realidade, excecionalmente, acabam por ser três. A edição zero é uma edição especial que consiste em três zines em formato papel, cada uma resultado do trabalho dos três fotógrafos:

Kioskzine 0.1 – “O Grande Hotel” - Fotografias de Daniel Rodrigues – trabalho sobre o Grande Hotel em Moçambique
Kioskzine 0.2 – “A hora de luz na prisão” - Fotografias de José Farinha – trabalho centrado na Palestina (Cisjordânia)
Kioskzine 0.3 – “Um beijo de saudade” - Fotografias de Paulo Pimenta – trabalho que tem como pano de fundo a sua irmã Luísa

A edição zero custa 12 euros e inclui as três zines com oferta de um print, por zine, de 10x15cm assinado por cada um dos autores. Para as vendas online acresce os portes de envio.

Kiosk Zine
Kiosk Zine é uma publicação bimestral em papel formato A5, com tiragem limitada, criada exclusivamente para dar espaço privilegiado à fotografia, focada em documentar, contar e divulgar histórias. O objetivo da equipa que a concebeu é criar um documento visual que, além de promover a fotografia, funcione ao mesmo tempo como arquivo documental fotográfico. Kiosk Zine procura ser acessível, direta e abrangente. É uma publicação que não pretende ficar fechada num universo onde habitam apenas fotógrafos e amantes da imagem, mas sim chegar a todas as pessoas que, mesmo não estando familiarizados com o trabalho de alguns fotógrafos, possam interessar-se pelas histórias contadas nas nossas páginas. Kiosk Zine pretende trilhar um caminho fora da norma e da conformidade. Em primeiro plano estará sempre a vontade de documentar, questionar e abrir discussões através da fotografia. Kiosk Zine foi fundada por José Farinha, Paulo Pimenta, Daniel Rodrigues e Inês Branco, no Porto, Portugal, em fevereiro de 2020.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,917,244