"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A autora que nos faz pensar se o culpado é mesmo o mordomo

O Mistério da Escada de Caracol é o 38.º título da Coleção Vampiro, um delicioso policial com a assinatura da pioneira Mary Roberts Rinehart.


Romance de estreia de Mary Roberts Rinehart, considerada «a Agatha Christie norte-americana», O Mistério da Escada de Caracol é um clássico marcante na história da literatura policial e o n.º 12 da original Coleção Vampiro, há muito esgotado. A autora ditou as regras de um novo subgénero conhecido pela fórmula «se eu soubesse», colocando a investigação não nas mãos do detetive, mas nas da protagonista que recolhe e oculta pistas até chegar, por si, ao culpado. Será ele o mordomo ou não, eis a questão.

Publicada originalmente em 1907, em cinco fascículos na revista de culto All-Story, e só um ano depois em livro, esta história foi adaptada ao ecrã em duas ocasiões: primeiro, logo em 1915, num filme mudo, e, passadas quatro décadas, num episódio da série da CBS Climax.

SOBRE O LIVRO
O Mistério da Escada de Caracol
Há férias que simplesmente não dão descanso. Decidida a aproveitar uns dias na ociosidade idílica do interior do país, Rachel Innes e os seus dois sobrinhos alugam uma enorme casa de verão conhecida como Sunnyside. Mas, para lá da beleza das habitações dispersas na paisagem, esconde-se a perversidade do mundo rural: a impunidade e o isolamento convenientes aos crimes mais horrendos. A tranquilidade das noites em Sunnyside é rapidamente esquecida quando sucessivas invasões à casa desencadeiam a morte de um homem, mesmo aos pés da misteriosa escada de caracol. Em 1908, Mary Roberts Rinehart publicou este que foi o seu romance de estreia e com o qual alcançou um êxito estrondoso: O Mistério da Escada de Caracol é um livro cheio de humor e, claro, com um criminoso (ou mais?) por capturar.

Ver primeiras páginas 

Título: O Mistério da Escada de Caracol
Autor: Mary Roberts Rinehart
Tradução: Érico Veríssimo
N.º de Páginas: 280
PVP: 7,70 €
Coleção: Vampiro 

SOBRE A AUTORA

Mary Roberts Rinehart
Nasceu em Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, a 12 de agosto de 1876. Formada em enfermagem, cujos conhecimentos técnicos veio a aplicar com mestria nas tramas que concebeu, foi após uma queda de valores na Bolsa americana que Rinehart, vendo-se sem poupanças, começa a escrever as primeiras histórias. O seu livro de estreia, O Mistério da Escada de Caracol (1908), tornou-se um enorme êxito e é ainda hoje considerado um título pioneiro do romance policial. Responsável pelo desfecho «o culpado é o mordomo», que ficaria para sempre associado ao romance de mistério, a autora inovou e amplificou o género, destacando-se ainda com a obra O Homem da Cama n.º 10 (1909), ou a peça O Morcego, que serviria de inspiração à personagem de Batman. Morre em Nova Iorque, a 22 de setembro de 1958. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,877,950