"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Será a violência um caminho para a paz interior?

Livros do Brasil publica nova edição de O Templo Dourado, de Yukio Mishima. Um marco da literatura do século xx, agora na coleção Dois Mundos, assinalando os 50 anos da dramática morte do autor.


Baseado num incidente real ocorrido em 1950 — o ato incendiário de um monge que sofria de perturbações mentais —, O Templo Dourado espelha brilhantemente as paixões e as agonias de um jovem religioso no Japão do pós-Segunda Guerra Mundial, tendo ficado inscrito como um dos mais importantes romances de Yukio Mishima. A presente tradução foi feita a partir da versão em inglês, conforme a vontade expressa do autor no que à divulgação internacional da sua obra diz respeito.

Neste que foi o primeiro romance do autor nipónico a conhecer tradução portuguesa, corria o ano 1972, as personagens são condicionadas pela transformação drástica que à data da sua escrita a sociedade japonesa sofria. Nestas páginas encontramos intensos dilemas de amor-ódio de quem sofre com a ruína de uma tradição que se julgava perfeita e que, por isso, sente a compulsão de cortar radicalmente com o passado.

SOBRE O LIVRO
O Templo Dourado
Mizoguchi, rapaz de frágil constituição e gago de nascença, vive complexado, ostracizado do mundo e desde a infância fascinado com o famoso Templo Dourado de Quioto. Quando integra aquele espaço como seu aluno, a perfeição estética da estrutura torna-se para ele uma obsessão, o exemplo da excelência, o objeto único do seu desejo, e o mundo exterior perde ainda mais relevância. Mas à medida que vê desenharem-se nas paredes do templo leves indícios de falhas, Mizoguchi convence-se de que o verdadeiro caminho para a Beleza reside num só ato, de libertadora violência.

Ver primeiras páginas 

Título: O Templo Dourado
Autor: Yukio Mishima
Tradução: Paulo Faria
N.º de Páginas: 280
PVP: 17,70 €
Coleção: Dois Mundos 

SOBRE O AUTOR
Yukio Mishima

Novelista e dramaturgo, pseudónimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em Tóquio em 1925 e suicidou-se de forma mediática, praticando o ritual japonês seppuku, a 25 de novembro de 1970, manifestando assim a sua discordância perante o abandono das tradições japonesas e a aceitação acrítica de modelos consumistas ocidentais. O idealismo que enforma a sua obra e conduzirá a sua vida está enraizado no tradicionalismo militar e espiritual dos samurais, e a sua conceção da arte liga-se a um elevado culto da alma e do corpo. Mishima é um dos mais conhecidos escritores japoneses, várias vezes apontado como candidato ao Prémio Nobel da Literatura e autor de obras inesquecíveis como Confissões de Uma Máscara (1948), O Templo Dourado (1956) ou O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar (1963). 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,924,824