"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Guilherme Duarte e a cadela Zaya apresentam "Por ladrar noutra coisa – Diário de uma bitch"

"Um cocktail explosivo de sarcasmo, corrosão, acutilância e humanidade" – Nuno Markl, no prefácio.


Há largos séculos que a análise e reflexão sobre a vida e o comportamento dos humanos se tornou habitual. Incomum é ver o mundo pelos olhos de uma cadela, mais ainda quando se trata de uma cadela resgatada, que se tornou influencer e que faz da ironia e do sarcasmo os seus recursos favoritos. Por ladrar noutra coisa – Diário de uma bitch é o novo livro do humorista Guilherme Duarte, que dá voz à sua cadela, Zaya. O livro chega às livrarias de todo o país com o selo da Ideias de Ler.

Além de ser narradora e protagonista deste livro, Zaya é uma pitbull que teve um início de vida conturbado. Antes de ser adotada esteve na ala de animais potencialmente perigosos de um canil, apresentava sinais de maus tratos – estava ferida, demasiado magra e tinha os dentes limados – e tinha sido abandonada e deixada amarrada a uma árvore. Hoje, é uma cadela feliz, que não gosta de sair de casa, o que a motivou a criar uma página de Instagram com milhares de seguidores, @diariodeumabitch, e a ser escritora.

Sob a forma de um diário humorístico, em que, mais do que se fazer passar pela sua cadela, o autor lhe constrói uma personalidade, os leitores vão conhecer a história de Zaya, enquanto, no registo sarcástico e que o tornou popular, Guilherme Duarte explora as fragilidades e feridas da sociedade e dos indivíduos, sem poupar nada nem ninguém (nem o próprio), mas com uma humanidade que apenas está ao alcance de animal de quatro patas.

Por exigência da Zaya, a SOS Animal receberá 0,50€ por cada exemplar vendido de Por ladrar noutra coisa – Diário de uma bitch.


24 de dezembro, Terça-feira
Não sei o que se passa hoje nesta casa, mas anda tudo muito nervoso.
Os humanos andam agitados, de um lado para o outro, a meter pacotes dentro de papel com cores e depois dentro de sacos. Alguém deve fazer anos, porque aquilo parecem-me prendas. Ouvi falar num tal de Jesus, mas não sei quem é, deve ser amigo destes humanos. Acho que ainda é um menino, deve ser por isso que tem direito a tantas prendas. 


"O Guilherme Duarte está sempre a meter-se em sarilhos e não manda dizer por ninguém, é a prova viva de que se pode ser mais corrosivo que o ácido e, ao mesmo tempo, ter toda a doçura que ele demonstra pela sua incomparável bitch: a Zaya"
Nuno Markl, prefácio 

SOBRE O LIVRO

Por Ladrar Noutra Coisa – Diário de uma bitch
Zaya foi maltratada, abandonada e presa a uma árvore, resgatada e colocada no canto mais recôndito de um canil, onde os pitbulls e outros cães "perigosos" ficam até morrer. Mas o destino levou até aquele lugar um ser bondoso e extremamente belo*, que a adotou. Agora, com novos donos, nova casa, nova vida... tudo mudou! As relações com outros animais, o seu ódio de estimação por gatos, a vida como influencer, o estranho modo de viver dos humanos, tudo é relatado no diário que alimenta. E já que falamos em alimentar: para a Zaya, bacon é vida.
Por Ladrar Noutra Coisa – Diário de uma bitch é um registo sarcástico e bem-humorado do mundo canino e humano, segundo o ponto de vista de uma cadela que, para além de comer e dormir, gosta de escrever coisas inconvenientes.
*O humorista Guilherme Duarte. Os adjetivos usados são da Zaya.

Título: Por Ladrar noutra coia – Diário de uma bitch
Autores: Guilherme Duarte e Zaya
Nº de páginas: 240
PVP: 15,50€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O DONO DA AUTORA
Guilherme Duarte


Tem 36 anos e há quem lhe chame humorista, mas é porque hoje em dia as pessoas riem-se com pouco. Licenciou-se em Engenharia Informática, curso que, para desgosto dos pais, só usa para atualizar os seus sites (dizem que era bom informático, se calhar foi um erro ter-se despedido). Cedo percebeu que o humor era a melhor forma de desarmar assaltantes na Buraca e, em 2014, criou o blogue Por Falar Noutra Coisa, onde resolveu escrever umas coisas (por acaso, foi eleito o melhor blogue de 2016; as pessoas não têm mesmo critérios…). Faz stand-up comedy tanto em grandes teatros como em bares manhosos (em ambos os casos, é aplaudido por meia dúzia de bêbados). É coautor da série de sketches Falta de Chá (qualquer pessoa põe coisas no YouTube e acha-se logo uma vedeta, mas por acaso foi emitido na SIC Radical) e do podcast Sem Barbas na Língua (ouvido por mais ou menos duas pessoas). É cronista do SAPO 24 e autor de uma rubrica de humor nas manhãs Antena 3 (sempre à hora em que os ouvintes mudam de estação). Faz o jantar e lava a loiça enquanto a namorada vê a novela, e depois vai passear a sua cadela Zaya (vá, faz alguma coisa de jeito).
Escreveu já quatro livros (um dos quais com o pseudónimo Doutor G), sendo o último, Por Ladrar Noutra Coisa – Diário de uma bitch, o melhor de todos (porque, na verdade, foi escrito pela Zaya).  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,093