"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Óbidos lança rede com 120 quilómetros de percursos pedestres

A rede deverá estar concluída até 2022 e contará com 20 percursos temáticos ao longo de diferentes locais de interesse turístico e paisagístico do concelho.

Seis dos 20 trilhos já foram lançados_Rui Gaudêncio O trilho junto ao complexo desportivo passa junto ao aqueduto_Renato Cruz Santos Parte dos percursos circula ao largo da lagoa de Óbidos_Rui Gaudêncio Parte dos percursos circula ao largo da lagoa de Óbidos_Rui Gaudêncio Parte dos percursos circula ao largo da lagoa de Óbidos_Rui Gaudêncio


A autarquia de Óbidos quer concluir até 2022 uma Rede Municipal de Percursos Pedestres, numa extensão de 120 quilómetros, que promove a interligação entre todas as freguesias e os locais de interesse turístico e paisagístico do concelho.

A rede irá contar com “20 percursos temáticos, relacionados com pontos de interesse de cada uma das freguesias, como os ginjais, os moinhos ou a rota do calcário, entre outros”, avança à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-estar, Margarida Reis.

O projeto, integrado no programa municipal “Óbidos mais ativo”, visa implementar uma rede integrada de vias multiusos, incluindo ecovias, percursos pedestres, cicláveis, acessíveis, e rotas temáticas que ligarão todo o concelho.

Dos vinte percursos, seis já estão ativos, prevendo a vereadora que “até ao final de 2022 toda a rede esteja concluída”. Prontos a percorrer, estão trilhos pelo parque da vila, no sopé das muralhas; pelas margens da lagoa de Óbidos na zona do Braço da Barrosa para observar os patos reais e outras aves; por zonas de várzea e poças; pelo complexo desportivo e ao longo da ecovia do Arnóia.

A criação de alguns percursos e a recuperação de outros que já existiam foram candidatos a programas do Turismo de Portugal, dependendo o investimento da autarquia “do valor dos apoios que venham a ser aprovados”, explicou Margarida Reis.

Os percursos já concluídos foram apresentados na segunda-feira, data em que foi também celebrado um protocolo entre a câmara e todas as juntas de freguesia do concelho que ficarão responsáveis pela manutenção e conservação dos diversos trilhos que passem pelos seus territórios.

A autarquia lançou um site com informação sobre a extensão e o grau de dificuldade de cada um dos percursos, alguns dos quais, segundo Margarida Reis, "se pretende que venham a ser candidatos a integrar a Grande Rota dos Percursos Pedestres, que engloba percursos e trilhos de vários países da Europa”. A informação sobre os percursos e as suas características técnicas está ainda disponível em desdobráveis individuais, no Posto de Turismo de Óbidos.


por Fugas e Lusa in Público | 14 de outubro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,181,283