"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Memórias. A Capela de São João Batista na Igreja de São Roque em Lisboa

A capela de São João Baptista da Igreja de São Roque é um monumento único no contexto artístico, cultural e político mundial.


Foi encomendada a Roma por D. João V para afirmar ao Mundo o protagonismo Portugal como uma potência de primeira linha no plano diplomático. Afortunadamente, subsistiu com a Igreja de São Roque ao terramoto de 1755 e ao feroz incêndio que se lhe seguiu.

Numa época em que Lisboa se encontrava em ruinas, ilustres visitantes estrangeiros visitaram a Igreja de São Roque, ficando absolutamente fascinados com o seu interior. No presente ensaio, Dom João V’s visiono f Rome: The Chapel of St John tne Baptist and its Legacy, a historiadoraAngela Delaforce reúne um conjunto de memórias e testemunhos de visitantes estrangeiros que ao visitarem a Igreja de São Roque entre finais do século XVIII e o século XIX , ficaram absolutamente fascinados com o seu interior.

A presente edição dá a conhecer as impressões escritores, poetas, arquitetos, historiadores, críticos de arte, políticos, militares e fidalgos da Casa Real, evidenciando o caráter de excecionalidade da Igreja de São Roque e da Capela de São João Batista como a derradeira e mais bela obra do rei magnânimo.

Este livro tem o PVP de 15,00€ e está disponível em português e inglês. Pode ser adquirido na loja do Museu de São Roque, em Lisboa ou na Loja online da Cultura SCML, através do endereço lojadacultura.scml.pt.


Edição: SCML, junho de 2020 
ISBN: 9789899021259 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,644,544
>