"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Hospital Real de Lisboa - Expostos e amas (1786-1790)

«Para os lares mais pobres da sociedade, a criança é realmente uma ameaça para a própria sobrevivência dos pais. Não têm por isso estes outra escolha que não consista em desembaraçarem-se dos filhos. Abandonam-nos então no hospital, o que, como veremos, deixa à criança poucas possibilidades de vida, (…).»


Elisabeth Badinter
O Amor Incerto: História do Amor Maternal (do séc. XVII ao séc. XX), p. 70.

Sobre o Autor
Maria da Luz Ferreira Gouveia nasceu em 23 de novembro de 1953, na aldeia de Oliveira de Sul, freguesia de Sul, distrito de Viseu. Iniciou a formação académica na sua aldeia natal, continuou-a no Grande Colégio Português Educação de Meninas, em Viseu, e terminou-a na cidade de Lisboa.

Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, nesta mesma Faculdade, obteve o grau de Mestre em História Regional e Local.

Foi professora desde 1975 até ao ano de 2012. Teve oportunidade de conhecer diversas histórias de vida que despertaram um gosto especial pela História Social e História Demográfica.

Este livro tem o PVP de 14,84€ e pode ser adquirido na loja do Museu de São Roque, em Lisboa ou na Loja online da Cultura SCML, através do endereço lojadacultura.scml.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,935,564