"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Hospital Real de Lisboa - Expostos e amas (1786-1790)

«Para os lares mais pobres da sociedade, a criança é realmente uma ameaça para a própria sobrevivência dos pais. Não têm por isso estes outra escolha que não consista em desembaraçarem-se dos filhos. Abandonam-nos então no hospital, o que, como veremos, deixa à criança poucas possibilidades de vida, (…).»


Elisabeth Badinter
O Amor Incerto: História do Amor Maternal (do séc. XVII ao séc. XX), p. 70.

Sobre o Autor
Maria da Luz Ferreira Gouveia nasceu em 23 de novembro de 1953, na aldeia de Oliveira de Sul, freguesia de Sul, distrito de Viseu. Iniciou a formação académica na sua aldeia natal, continuou-a no Grande Colégio Português Educação de Meninas, em Viseu, e terminou-a na cidade de Lisboa.

Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, nesta mesma Faculdade, obteve o grau de Mestre em História Regional e Local.

Foi professora desde 1975 até ao ano de 2012. Teve oportunidade de conhecer diversas histórias de vida que despertaram um gosto especial pela História Social e História Demográfica.

Este livro tem o PVP de 14,84€ e pode ser adquirido na loja do Museu de São Roque, em Lisboa ou na Loja online da Cultura SCML, através do endereço lojadacultura.scml.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,644,599
>