"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cadernos Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – volume 5

Longevidade e Neurociências apresenta-se como o tema do V volume dos Cadernos Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.


Acompanhando o aumento da esperança de vida, as doenças neurodegenerativas têm vindo a registar um significativo crescimento.  Incuráveis e altamente debilitantes, o impacto destas patologias está longe de se esgotar na Saúde, contaminando transversalmente toda a sociedade.

Ao mesmo tempo é possível reconhecer o momento presente como um dos mais extraordinários no que respeita aos avanços neurocientíficos. Pela importância que assumem, com este Caderno Técnico a Santa Casa pretende dar mais um contributo no sentido da partilha de novas linhas de investigação e das novas e cada vez mais eficazes propostas terapêuticas que delas resultam. Às abordagens médico-científicas, juntam-se ainda reflexões sobre as realidades jurídicas e as questões ético-filosóficas que se colocam em resultado das problemáticas associadas à longevidade ou ao próprio exercício da medicina.

Publicação disponível na Loja online da Cultura, em lojadacultura.scml.pt e na loja do Museu de São Roque, situado no Largo Trindade Coelho, em Lisboa. PVP: 1.50€ cada volume. Formato digital gratuito disponível, 4 meses após o lançamento.

AUTORES:  Rita Paiva Chaves (Diretora da Direção de Qualidade e Inovação da SCML); Sandra Morais Cardoso (Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Investigadora Principal do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra); Luísa Lopes (Investigadora principal no Instituto de Medicina Molecular (IMM); Professora associada convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa); Óscar Ribeiro (Coordenador do PT100 - Estudo dos Centenários do Porto. Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Universidade de Aveiro); André Gonçalo Dias Pereira (Professor da Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra; Diretor do Centro de Direito Biomédico; Investigador do Instituto Jurídico); Luís Madeira, Diana Micu (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Susana Alves (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa).

editor: SCML, DIREÇÃO DA CULTURA – CENTRO EDITORIAL DA SANTA CASA DA MISERICORDIA DE LISBOA
EDIÇÃO: agosto, 2020
ISBN: 2184-6125 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,644,619
>