"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A conturbada abolição do tráfico de escravos em Angola

Tendo como fio condutor a vida de D. Nicolau, príncipe do Congo, o jornalista e historiador angolano Xavier de Figueiredo descreve, numa envolvente narrativa histórica, o período conturbado que Angola atravessou com o fim do tráfico de escravos.


O Príncipe do Congo
, obra que conta com um prefácio do almirante António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas,chega às livrarias com a chancela da Guerra e Paz Editores e o patrocínio do Banco BIC.

Em 1845, Portugal recebeu uma visita diplomática que marcou a história de Angola. D. Henrique II, rei do Congo, incumbiu o filho, D. Nicolau de implorar ao reino português por um regime de exceção que permitisse ao reino do Congo manter o tráfico de escravos – à época já proibido por decreto – na zona costeira do Ambriz, em Angola, o seu único rendimento.

A missão esbarrou, porém, com uma realidade inultrapassável. Portugal, alvo de jogos políticos e pressões de outras potências colonizadoras, via-se, a cada dia, mais obrigado a abolir dos seus domínios ultramarinos o tráfico clandestino, sob pena de os perder.

Em resposta, Portugal ocupou o Ambriz, impedindo a troca de escravos, e tornou, o reino do Congo, um Estado vassalo. Vendo o princípio do fim de cinco séculos de história, D. Nicolau publica uma carta de protesto num jornal em Lisboa. Pouco depois abandona o Ambriz e é assassinado pelo seu povo. Em 1860, Portugal viria a dar como extinto o tráfico de escravos.

Um século e meio depois, o jornalista e historiador angolano Xavier de Figueiredo inicia um minucioso processo de investigação sobre este período conturbado da história de Portugal e Angola, tendo como fio condutor os últimos 15 anos de vida de D. Nicolau. O estudo deu origem à narrativa histórica O Príncipe do Congo, agora publicada.

Um rigoroso trabalho de reconstituição histórica, aplaudido pelo almirante António Silva Ribeiro, que assina o prefácio do livro. Segundo o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esta obra «constitui-se como um relevante e pormenorizado contributo histórico para a compreensão dos factores e condicionalismos sociais, políticos, culturais, económicos e militares que marcaram a transição de Angola da era do tráfico de escravos para a modernidade».

Reforça ainda a «inquestionável probidade e rigor científico» com que o autor investigou os factos relatados no livro. Uma vasta pesquisa de documentos históricos e ilustrações feita no Arquivo Histórico Ultramarino, na Biblioteca Central da Marinha e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

O Príncipe do Congo estará disponível nas livrarias com a chancela da Guerra e Paz Editores. O livro poderá ainda ser adquirido através do site oficial da editora.  

O Príncipe do Congo
Xavier de Figueiredo
Não-Ficção / Narrativa Histórica
240 páginas · 15x23 · 16,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,799