"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Plano C para a felicidade" de Cristina Felizardo

O plano A era perfeito: ser uma boa filha, estudar muito, entrar para a faculdade, continuar a estudar muito e arranjar um bom emprego.


Ter uma carreira profissional de sucesso, casar com o príncipe encantado, ser mãe de dois filhos lindos - de preferência um casalinho, claro, assim é mais maravilhoso. Depois? Depois desfrutar de uma vida confortável, chegar à reforma e passar o resto dos dias a viajar e a cuidar dos netos, até ao dia do último suspiro.

Ah, o plano perfeito. Simples, não é verdade? Pois.
O problema é que há sempre um dia em que a vida acontece.
 

E, de repente, há divórcios, traições, crianças que não nascem «perfeitinhas», desemprego, acidentes e catástrofes. Num segundo, o plano perfeito desvanece-se e nós ficamos sozinhas, perdidas, sem chão e com falta de ar.

Eu sei o que estás a sentir: a vida também me pregou uma rasteira. E não vou mentir-te, andei muito tempo à deriva por caminhos de terra batida, cheios de buracos que desconhecia, escuros e frios. Ainda tentei um plano B, mas era a cópia falsa do plano A e não resultou.

A vida já me tinha mostrado que não era por ali, por isso estava na altura de aceitar e de seguir em frente. Difícil, eu sei. Mas consegui chegar ao meu destino e descobri a fórmula para ser feliz. Chamei-lhe o plano C.

Queres vir comigo e mudar hoje a tua vida? Estou aqui para te dar a mão na tua diáspora, alumiar-te e dizer-te que, com as ferramentas certas, os exercícios necessários e uma atitude resiliente, também tu serás capaz de te reconstruir. Vamos embora? 

TRÊS PASSOS PARA A FELICIDADE 

A transformação
O confronto entre a razão e a emoção. 

O empoderamento
A força de que precisas para continuar
o caminho desconhecido. 

A construção
«Faz melhor já» é a voz de comando
que dás a ti mesma.

Sobre a autora:  

«O seu filho tem lesões cerebrais.» Num se­gundo, Cristina Felizardo seguia o plano de vida, tal como era suposto, passo a passo, sem falhas. Noutro, tudo ruía à sua volta.

Ficou na escuridão, até ver a luz ténue de uma lanterna e perceber que estava na altu­ra de ser feliz – mas desta vez a sério, sem planos nem projetos.

Hoje, é com orgulho que diz ter encontrado a felicidade do plano C.

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga e especializada em Aconselhamento no Luto (Grief Counselling) pela SPEIL, Cristina Felizardo é convidada frequente de programas televisivos nos quais comenta casos de vida sobre luto. Fundadora do CFeliz, um espaço terapêutico para alcançar a felicidade, dá consultas para ajudar outras pessoas que perderam tudo a reconstruírem-se. Este é o seu pri­meiro livro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,868