"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Está criada a Grande Rota da Ria de Aveiro, para percorrer a pé ou de bicicleta

Percurso estende-se por 131 quilómetros e é o primeiro de um conjunto de três a ficar pronto. Projeto pretende dar a conhecer a “melhor parcela territorial do mundo”.

Foto de Adriano Miranda Foto de Nelson Garrido Passadiço de Aveiro, foto de Adriano Miranda Esteiro da Ribeira da Aldeia, Pardilhó, Estarreja_Fernando Romão Foto de Fernando Romão


Há um novo convite para partir à descoberta das paisagens da ria de Aveiro, a pé ou de bicicleta. A Grande Rota da Ria de Aveiro tem já um dos seus percursos disponíveis, e devidamente sinalizados, envolvendo a laguna e os seus principais canais. São 131 quilómetros de trilhos para percorrer, numa aventura adaptável ao perfil e meio de transporte de cada utilizador. A este percurso (Azul) irão juntar-se, nos próximos meses, outros dois, igualmente de grande extensão: Dourado e Verde – o primeiro circundará os territórios do interior, expandindo-se para os espaços costeiros de Norte e Sul; o segundo centra-se nos territórios do interior, destacando as zonas mais montanhosas.

Na prática, esta nova proposta vem valorizar os vários investimentos que têm vindo a ser feitos na região de Aveiro – por cada um dos seus 11 municípios e também pelo programa Polis Litoral – na criação de trilhos pedestres e cicláveis. A aposta da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) passou por interligá-los – nalguns locais foi preciso construir pequenos trilhos –, criando um produto turístico integrado. Uma forma de valorizar a “melhor parcela territorial do mundo”, realçou Ribau Esteves, líder da CIRA. “O que apresentamos nesta Grande Rota não foi inventado por nós, resultou do trabalho de gerações e gerações”, enquadrou, dando nota do “equilíbrio” que “homem e natureza” sempre souberam encontrar no território lagunar aveirense.

Um percurso, várias etapas

O primeiro dos três percursos da Grande Rota da Ria de Aveiro está já devidamente sinalizado e acessível a quem o queira descobrir. A apresentação à comunicação social aconteceu esta quarta-feira, no Centro de Interpretação da Construção Naval de Pardilhó, em Estarreja, local que pretende preservar a tradição da construção naval artesanal e que é um dos vários pontos de passagem da Grande Rota.

A partir do site dedicado a este novo produto turístico da ria é possível aceder ao mapa do percurso (GR 57) – recomendado a públicos que procurem a prática de atividades de bicicleta e caminhadas suaves, não oferecendo grandes desafios físicos – e a algumas sugestões de etapas. “O utilizador pode adaptar o percurso e personalizá-lo”, destacou, por seu turno, João Pardinha, da empresa IDTOUR, responsável pelo projeto.

Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Vagos são os municípios abrangidos neste percurso ao longo das margens da ria e que atravessa desde zonas de sapal a campos de cultivo – de natureza circular, o trajeto divide-se entre piso duro (asfalto, ciclovia ou ecopista) e terra batida, com alguns sectores em passadiço de madeira.

Relativamente aos outros dois percursos, a sua inauguração deverá ocorrer em dois momentos distintos – um no final do ano e outro na Primavera de 2021  –, sabendo-se já que o Dourado terá 234 quilómetros de extensão (será o maior de todos) e o Verde estender-se-á por 196 quilómetros.


por Maria José Santana in Público | 20 de outubro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,267