"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Loulé cria Laboratório de Experimentação Municipal da Administração Pública

A Câmara Municipal de Loulé criou o LouléXLab. Este laboratório surge no seguimento da estratégia que tem sido seguida ao longo dos últimos anos e que assenta na aproximação do cidadão à realidade da administração pública local.


Trata-se de uma parceria entre o Município de Loulé e a Agência de Modernização Administrativa, designadamente através da sua equipa LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública, com o objetivo de melhorar o serviço ao munícipe, reforçando a transparência e a proximidade. Neste contexto, é criada uma equipa municipal que vai estar capacitada para implementar, durante um ano, dois projetos em áreas fundamentais da relação com os munícipes: o atendimento e a integração dos serviços de fornecimento de água e de saneamento.

Durante 12 meses, o LabX – Laboratório de Experimentação da Administração Pública vai realizar mentoria para a implementação dos projetos, permitindo à equipa municipal ganhar competências que poderá replicar em outras áreas municipais, garantido à Autarquia um processo de melhoria contínua na relação com os munícipes.

O Município de Loulé, atento às necessidades dos seus cidadãos, pretende adotar soluções inovadoras para serviços públicos que possibilitem otimizar a utilização de recursos próprios e, ao mesmo tempo, que respondam às solicitações dos munícipes.

Com a criação do LouléXLab, a Câmara de Loulé vai testar as propostas de solução em contexto, de maneira a monitorizar o desempenho dos resultados, mas também a desenvolver e a demonstrar aos cidadãos e empresas do concelho que existe o compromisso com uma abordagem experimental de cariz participativo.

A missão do LouléXLab é desenvolver projetos, através de processos experimentais e inovadores, de forma a promover o espirito corporativo e colaborativo na Instituição para a satisfação das necessidades e expectativas do munícipe.

Recorde-se que o LabX é o Laboratório de Experimentação da Administração Pública, criado em 2017, destinado à conceção e teste de novas soluções que melhorem os serviços públicos e o dia-a-dia dos cidadãos e das empresas. É um espaço aberto, que trabalha em colaboração com os utentes dos serviços, com funcionários e dirigentes da administração pública e com a comunidade científica e empresarial.

“A criação do Laboratório de Experimentação Municipal é um instrumento importante para capacitação interna e para reforçar e aproximar a resposta ao munícipe.

Servir melhor os nossos munícipes é, o objetivo principal desta estrutura”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Refira-se que, neste âmbito, decorreram na semana de 8 a 16 de outubro, as sessões de capacitação da equipa municipal que tem como objetivo reforçar a cultura institucional e melhorar o serviço ao munícipe, reforçando a transparência e a proximidade que os serviços públicos têm que ter com os munícipes.

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,974,794