"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literário do Município de Mafra: Já são conhecidos os vencedores

A Câmara Municipal acabou de deliberar homologar a proposta de atribuição do Prémio Literário do Município de Mafra formulada pelo júri, na sequência da análise das 89 candidaturas aceites a concurso. 


Assim, nesta primeira edição, dedicada à modalidade da Poesia, foi premiado, como melhor trabalho inédito, “A Infância Indistinta”, da autoria de José António Carvalho Batista (proveniente de Tabuaço), pela sua qualidade literária.

Sob proposta do júri, “pela diversidade que mostram dentro de uma escrita informada e elaborada, com diversos géneros de respiração poética”, foram ainda atribuídas três Menções Honrosas referentes às seguintes obras: “Do Caderno do Andarilho”, cujo autor é Pedro Manuel Martins Baptista (Coimbra); “Livro sem Poesia”, de autoria de Regina Célia Ribeiro Faria (São Paulo, Brasil); e “Poemas Nómadas”, da autora Margarida Maria de Mello Pereira de Castro da Hora (Eskilstuna, Suécia).

Nesta primeira edição, o júri foi constituído por três elementos de reconhecida idoneidade e prestígio no mundo da cultura e da literatura: Fernando Pinto do Amaral, que presidiu, Alice Vieira e José Fanha.

No Dia Mundial da Poesia, 21 de março de 2021, a Câmara Municipal procederá, em cerimónia pública, à apresentação da edição da obra premiada e à atribuição do valor pecuniário de dois mil euros ao autor, José António Carvalho Batista.

O Prémio Literário do Município de Mafra tem como finalidade incentivar, promover e divulgar a criação literária, sendo atribuído alternadamente a obras inéditas de poesia e de prosa de ficção. São admitidos a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, da autoria de indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira e de autoria única.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,106,193