"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Serra da Estrela palco do novo set do DJ Branko

Dj Branko (produtor dos Buraka Som Sistema) esteve na Serra da Estrela e foi no ponto mais alto de Portugal que o músico não ficou indiferente ao seu potencial. A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aceitou o desafio do músico e a Serra acabou por ser fonte de inspiração para a gravação de umsetmuito especial - num local inusitado e com uma paisagem imponente e inconfundível.

 

Universal é a linguagem musical e é, a partir desta, que este destino em estado puro aliado à música propõe desafiar todos a inspirarem-se na Serra da Estrela. 

A cada batimento, sentimos música, a cada beat sentimos a Serra da Estrela. E aí está -a música e a natureza em plena sintonia.Veja aqui!

Tudo começou em pleno verão. “Com a paragem forçada da indústria da música devido à crise epidémica, tive mais tempo para conhecer o nosso país e descobri como criar música nova influenciada pelo que estava a vivenciar pelos locais onde passei. Muita dessa música, edits e remixes constam neste set”, conta Branko. O trabalho teve a participação especial de Rita Vian e Pedro Mafama, “dois artistas que com a sua arte representam uma nova forma de olhar para a tradição portuguesa”, sublinha um dos mais ativos produtores musicais da atualidade.

CIM-BSE aceitou o desafio do músico e ingressou neste projeto inovador que quis mostrar em contexto informal “este destino em Estado Puro” que é muito mais que neve, 365 dias por ano.

Ainda esta semana, a CIM-BSE lançou a Campanha “Somos Serra da Estrela” que desafia os turistas a vir à serra, mas descobrir outros encantos, espaços naturais, locais inusitados e ainda desconhecidos que urge explorar e vivenciar. Além da neve e dos roteiros turísticos,a campanha convida os turistas a mergulhar nas entranhas da Estrela

Campanha Somos Serra da Estrela assenta, essencialmente, em três pilares: a promoção turística, a valorização das gentes e produtos autóctones e a criação de uma identidade comum a todo o território. Próxima, autêntica, unificada.

Em três palavras é assim que se resume a nova Campanha “Somos Serra da Estrela” que, durante um ano, está a preparar um conjunto de iniciativas inovadoras em cada um dos 15 concelhos que compõem a CIM-BSE e com um propósito primordial: há um outro lado da Serra da Estrela que ainda está por descobrir e que vai muito para além dos roteiros turísticos.   

Sobre Branko
João Barbosa também conhecido como Branko tornou-se conhecido como a força criativa dos Buraka Som Sistema, o fenómeno mundial cujos lançamentos ajudaram a criar uma nova atitude em relação à world music. Considerado uma das exportações de dance music mais inovadoras de Portugal, o coletivo seminal foi defendido pelo selo do produtor, Enchufada.   

O álbum de estreia como Branko, ‘Atlas’, foi lançado em 2015 – inspirado nas suas viagens pela Cidade do Cabo, Nova York, Amsterdão e São Paulo – e contou com colaborações de Princess Nokia ou dj Sliink. Entretanto produziu música para artistas como Santigold e Anik Khan, bem como M.I.A., com quem trabalhou no álbum de 2016, ‘AIM’.  


Esta ação enquadra-se no Projeto Produtos Turísticos Integrados de base intermunicipal, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,910,984