"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Friends In The Arts: Chegou a nova plataforma de oportunidades no mundo das artes

A plataforma digital Friends In The Arts (FITA) acaba de estar disponível e tem como objetivo facilitar a procura de emprego, oportunidades e colaborações no mundo das artes.


A ideia surgiu de Francisca Gigante, curadora e programadora cultural que, após ter trabalhado em entidades culturais de renome nacional e internacional, como a Coleção Peggy Guggenheim (Veneza), a Bienal de Veneza e o MAAT (Lisboa), reconheceu uma frequente inacessibilidade do meio artístico, falta de democratização da área e de formação e qualidade nas condições de trabalho. 

“A Friends in The Arts foi construída entre Veneza e Lisboa. O objetivo da FITA é ser um agente de mudança no campo das artes, desmistificando, descentralizando e abrindo portas a oportunidades no mundo das artes e da cultura. Queremos conectar constelações: pessoas com talento que procuram emprego com pessoas que trabalham em organizações que querem encontrar talentosos profissionais no âmbito artístico e cultural internacional”, refere Francisca Gigante, responsável pela FITA. 

Atualmente, a FITA disponibiliza três tipo de serviços:
Job Catalog, com ofertas de emprego exclusivas para os que procuram oportunidades no mundo das artes, desde artistas, curadores, designers, até produtores ou arquitetos, a nível nacional e internacional.
CV Helpdesk, para apoio nas candidaturas, através da construção ou adaptação de Curriculum Vitae e cartas de motivação às necessidades de cada pessoa, ajudando-a a destacar-se nas respetivas vagas.
One-to-One Talk, um mentoring personalizado com entrevistas sobre o plano de carreira com orientações claras e importantes sobre o caminho e objetivos de vida profissionais. 

Ofertas de emprego exclusivas e atualizadas
plataforma oferece duas opções de subscrição – mensal (2,99€) e anual (29,99€) – com acesso ao catálogo de oportunidades de emprego no mundo da arte. 

A FITA apresenta ainda conteúdos exclusivos e dicas sobre como ter sucesso em entrevistas de emprego e recomendações para desbloquear a abertura de portas no mundo das artes. 

Desenvolvida pela curadora e programadora cultural Francisca Gigante, a plataforma contou com investigação artística de Madalena Corrêa Mendes, com consultoria legal de Matilde Gigante e ainda com a experiência em web e suporte digital do Shifter X. 

plataforma apresenta oportunidades em organizações como o Guggenheim, The Lisbon Consortium, European Cultural Academy, Atopos Gallery Veneza, Canadian Art, Fondation d’Entreprise Martell, entre outras. Mais informações disponíveis no website friendsinthearts.net/

 


Sobre a Friends In The Arts 

Lançada em outubro de 2020, Friends In The Arts é uma plataforma digital com oportunidades de emprego, estágios, open callsfellowships, residências, bolsas, prémios, workshops e conferências para uma comunidade internacional no mundo das artes e da cultura.  

www.friendsinthearts.net
info@friendsinthearts.net

 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,198,777