"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Rede europeia apresenta os nomeados para o programa INES#talent 2021

79 artistas musicais emergentes de 19 países ganham a oportunidade de promover as suas carreiras internacionais. 


A rede INES (Innovation Network of European Showcases), atualmente constituída por 20 festivais europeus (entre os quais o Westway LAB, enquanto membro fundador) e cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, apresentou a seleção de artistas que integram os INES#talents 2021, resultado das candidaturas abertas a bandas e artistas da Áustria, República Checa, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Desta forma, a INES promove a oportunidade de artistas integrarem o conjunto de INES#talents e assim revelarem o seu talento e promoverem a sua carreira além-fronteiras em palcos europeus ligados a esta rede. Nesta seleção, encontramos três projetos portugueses – IAN, Seiva e Time for T –, todos eles protagonistas de concertos recentes no Westway LAB, em Guimarães.  

Foi dada a conhecer nos últimos dias a lista dos INES#talents nomeados para 2021. Há três projetos portugueses nesta lista – IANSeiva e Time for T. Trata-se da quarta edição do programa INES#talent promovido pela rede INES, da qual faz parte o Westway LAB, evento promovido pel'A Oficina e com base de operações no Centro Cultural Vila Flor, a partir de onde se alastra para a cidade de Guimarães e se mantém em permanente ligação com a Europa e o mundo.  

Desta seleção fazem parte 79 projetos, apurados entre as centenas de candidaturas recebidas entre os passados meses de junho e setembro. Nos próximos dois anos, os INES#talents terão a oportunidade de projetar os seus trajetos internacionais com a possibilidade de fazer parte dos cartazes de 20 festivais de música europeus que integram a rede INES (Innovation Network of European Showcases), montras privilegiadas da indústria musical europeia que lhes permitem apresentar a sua música a profissionais seniores da indústria, organizadores de eventos e promotores de destaque em todo o continente.  

A rede INES continua desta forma comprometida com a promoção de talentos e sinergias internacionais para criadores e artistas de âmbito musical em toda a Europa. Desde 2017, o programa cofinanciado pela Europa Criativa providencia as infraestruturas para a descoberta internacional de talentos – iniciada no âmbito do surgimento da INES pela mão da plataforma digital para agendamentos de artistas gigmit (sedeada em Berlim, Alemanha) em conjunto com oito festivais showcase europeus: Enea Spring Break (PL), Liverpool Sound City (RU), Live at Heart (SE), MENT Ljubljana (SI), Monkey Week (ES), Sonic Visions (LU), Waves Vienna (AU) e Westway LAB (PT). Entretanto, a INES expandiu-se significativamente e é agora uma rede composta por 20 festivais showcase (eventos da indústria da música que oferecem uma plataforma para a descoberta de artistas, contactos profissionais e educação, combinando apresentações de música ao vivo, programas de conferências e feiras) em 19 países europeus. O INES#talent é um programa que permite que talentos promissores de todos os países participantes impulsionem as suas carreiras internacionais, apresentando-se assim em festivais de música em toda a Europa.   

Com o Westway LAB como ponte e rampa de lançamento, são vários os artistas portugueses que já integraram o conjunto de músicos selecionados INES#talents, tendo-se consequentemente apresentado em vários palcos de diversos países europeus. Encontram-se entre eles projetos nacionais como :papercutzMirror PeopleLucasMathildaErmoDaily MisconceptionsMister RolandFogo FogoO GajoSurmaParaguaiiOmiriBeatriz NunesCaptain BoyHoly NothingMeru MusicThe Lemon LoversYosuneThis Penguin Can FlyWhalesScúru FitcháduEmmy CurlDear TelephoneLinceQuestNoiservSerushiôWe Bless This MessMoonshinersSensible Soccers. Aos quais se juntam agora IANSeiva e Time for T.  

Apesar das incertezas atualmente vividas pela indústria da música ao vivo face à pandemia que atravessamos, esta iniciativa cofundada pela União Europeia, pela plataforma tecnológica gigmit e por oito festivais showcase europeus incluindo o Westway LAB, decidiu prosseguir com o programa INES#talent e apresenta agora os respetivos nomeados. Mais informação acerca da rede INES e do programa INES#talent, incluindo a lista completa de festivais showcase envolvidos e respetivos países, bem como mais informação sobre todos os 79 artistas agora nomeados e respetivas condições proporcionadas, pode ser descoberta no endereço ines-festivals.eu e as novidades podem também ser acompanhadas nas respetivas redes sociais oficiais da INES e do Westway LAB.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
57,145,898
>