"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Requalificação da fachada do Teatro Nacional de São Carlos

Iniciou-se hoje a obra de limpeza, conservação e requalificação da fachada principal do Teatro Nacional de São Carlos, uma intervenção impulsionada pela Mirpuri Foundation, parceira do OPART.

 

Em 2018, o Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART) e a Mirpuri Foundation celebraram um Protocolo de Colaboração que previa, entre outras iniciativas, o apoio à limpeza, conservação e restauro da fachada principal do Teatro Nacional de São Carlos.

É esta intervenção que agora se inicia e que tem a duração prevista de 110 dias. Ao longo deste período serão desenvolvidas ações corretivas e preventivas, com o objetivo de solucionar os vários tipos de problemas identificados e que resultam da exposição do edifício às condições ambientais, da falta de manutenção e de intervenção humana.

Recorde-se que a fachada principal do Teatro mantém os traços arquitetónicos primitivos – o Teatro foi inaugurado em 1793 –, mas que, pelo facto de se tratar de um edifício de ocupação permanente e com intensa atividade artística, necessita de intervenção de requalificação rigorosa e com alguma periodicidade.

O diagnóstico efetuado por peritos, em estreita articulação com a Direção-Geral do Património Cultural, permitiu identificar as seguintes necessidades de correção: sujidade acumulada, fissuras no teto da arcada, zonas da superfície pétrea partidas ou erodidas, madeira das caixilharias degradada, ferragens oxidadas e envelhecimento de massas e outros materiais.

Com esta obra, dividida entre as ações de limpeza, conservação e requalificação, pretende-se devolver ao edifício uma fachada sã, robusta e digna da sua condição de Monumento Nacional.

A intervenção não seria possível sem o apoio da Mirpuri Foundation, Mecenas Exclusivo OPART/TNSC para a conservação e reabilitação da fachada principal do Teatro Nacional de São Carlos.

Para a Dra. Conceição Amaral, Presidente do OPART, "esta reabilitação, que hoje temos o prazer de ver iniciada, é fruto de um longo processo técnico e administrativo, que esta administração tem levado a cabo, mas também de um forte envolvimento e dedicação de anteriores administrações do OPART com a Mirpuri Foundation, que não podemos deixar de lembrar, e a quem nos cabe agradecer neste momento. A obra de conservação e restauro da fachada do Teatro Nacional de São Carlos é simbolicamente, não só um marco da nossa responsabilidade enquanto gestores de património nacional que está à nossa guarda, mas também da nossa estratégia cultural que entende valorizar e dignificar o património artístico, móvel e imóvel, material e imaterial que o Teatro Nacional de São Carlos encerra e que urge requalificar. Para a cidade de Lisboa, e para o bairro do Chiado em particular, a reabilitação desta fachada traduzir-se-á numa imagem de elevada valorização do largo de São Carlos e permitirá aos visitantes, moradores e espetadores que acompanham a nossa atividade, a sua agradável fruição.” 

Para o Dr. Paulo Mirpuri, Presidente da Mirpuri Foundation, “a conservação e restauro do património edificado é uma necessidade prementeem Portugal. Na MirpuriFoundation acreditamos que o apoio à cultura não só dignifica o que de melhor se faz no nosso país, sendo o Teatro Nacional de São Carlos um exemplo de excelência, como também incentiva o talento e promove as artes, essencial para o desenvolvimento da sociedade civil.”

 


 

Sobre o Teatro Nacional de São Carlos

O Teatro Nacional de São Carlos, edifício de características neoclássicas de vincada influência italiana, iniciou a sua construção em 1792, tendo sido inaugurado no ano seguinte. Situado em pleno coração do Chiado, São Carlos tem sido palco das maiores realizações operáticas, baléticas, corais e sinfónicas do repertório nacional e internacional. Com um passado verdadeiramente extraordinário, o São Carlos – o único teatro lírico de Portugal – é hoje uma genuína instituição cultural presente e viva, amada e respeitada por todos os apreciadores da arte lírica, do bailado e da música clássica.

Sobre a Mirpuri Foundation

A Mirpuri Foundation é uma organização sem fins lucrativos instituída emPortugalpelo empresário e filantropo Paulo Mirpuri. Concebida com o propósito de criar um mundo melhor para as gerações futuras, a Fundação tem vindo a estabelecer parcerias com governos, empresas, comunidades e indivíduos de modo a desenvolver projetos específicos nas áreas da cultura, conservação dos oceanos e da vida selvagem, responsabilidade social, e investigação nas áreas da medicina e aeroespacial.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,911,655