"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O romance mais corajoso e honesto de Richard Zimler

Publicado originalmente em 1996, e inédito até agora em Portugal, Insubmissos é um livro vívido e intimista, que ousa falar de temas como a homossexualidade e a sida.


Escrito durante o difícil luto pelo irmão, vítima de sida em 1989, Insubmissos reflete a vivência de Richard Zimler num cenário de uma outra pandemia, tão angustiante como a atual, pois também ela envolta num ambiente de ignorância, preconceito e medo do desconhecido. «Pareceu-me natural escrever sobre as minhas experiências com ele, e sobre a forma como a pandemia da sida lançara uma negra sombra sobre a vida na área da Baía de São Francisco nos anos 80 do século passado, quando eu vivia em Berkeley com o meu futuro marido», diz-nos o autor no prefácio.

Editado no Reino Unido e nos EUA em 1996 – pouco após o lançamento em Portugal de O Último Cabalista de Lisboa, a estreia literária que se revelaria um bestseller –, Insubmissos é a história de três viajantes vulneráveis e com os nervos à flor da pele buscando apaziguar a alma através das tentações do corpo. Na época, o autor temeu que Portugal ainda não estivesse preparado para discutir de forma séria e aberta o tema da homossexualidade, pelo que a edição portuguesa foi sendo adiada em detrimento de mais de uma dezena de romances para adultos e de meia dúzia de livros infantojuvenis. Hoje, é finalmente tempo de apreciar este relato corajoso e honesto.

SOBRE O LIVRO
Insubmissos
Depois da morte de muitos dos seus amigos, um professor de guitarra clássica, mundano, judeu e antiga estrela da equipa de basquetebol de Greenwich Village, decide abandonar os Estados Unidos e procurar uma nova vida em Portugal. Mas aquilo a que ele chama o eclipse viral da sexualidade persegue-o até ali, quando António, o seu mais talentoso aluno, testa positivo para VIH e ameaça desistir da vida aos vinte e quatro anos. Desesperado por mostrar ao jovem que ele ainda tem um futuro pela frente, «o Professor» organiza uma viagem de carro com destino a Paris, esperando ser capaz de convencer um virtuoso a aceitá-lo como aluno. O pai de António, um homem rígido e presença distante na sua vida, decide acompanhá-los e, de passagem, os três mergulham num triângulo de aventuras, violência e revelações pessoais. Será que de caminho vão encontrar uma oportunidade de redenção.

Título: Insubmissos
Autor: Richard Zimler
Tradução: Daniela Carvalhal Garcia
Páginas: 356
PVP: 17,70€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Richard Zimler

Nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, norte-americana e portuguesa. Desde 1996, publicou onze romances, uma coletânea de contos e cinco livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas. Para mais informações sobre o autor, visite www.portoeditora.pt/richard-zimler. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,190,123