"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Antologia reúne os mais belos contos da tradição oral portuguesa

Viajaram de boca em boca, de geração em geração, foram imortalizados na escrita nos séculos XIX e XX e agora chegam a si nesta antologia de Contos Tradicionais Portugueses.


Uma edição Guerra e Paz, com o apoio do grupo Cofina, que reúne 55 contos fixados por autores como Adolfo Coelho e Teófilo Braga. Do Ladrão da mão cortada à Menina Fina, do Menino sem olhos à Esmola do Diabo, recupere o melhor da literatura popular neste livro para toda a família.

A literatura de tradição oral tem vital importância na redescoberta das nossas tradições, da nossa identidade e da força da cultura popular. Ciente da importância destes «velhos contos para os novos tempos», a equipa editorial da Guerra e Paz apresenta aos leitores: Contos Tradicionais Portugueses. Esta antologia reúne meia centena de contos, escolhidos entre as obras de cinco grandes compiladores: Teófilo Braga, José Leite de Vasconcelos, Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório e Consiglieri Pedroso.

A obra apresenta histórias concisas e densas, nas quais a ação é simples e predominam diferentes elementos: o sobrenatural, em textos como A bicha de sete cabeças, o sentimento, em Filho és, pai serás, a jocosidade em A enfiada de petas e até mesmo o religioso Sermão na aldeia. Há até contos nos quais os animais ganham características humanas e falam, como são exemplo a História da carochinha ou a d’Os quatro bichos.

Tudo cabe nestes Contos Tradicionais Portugueses, uma obra de divulgação da cultura popular portuguesa, que vai querer partilhar com familiares e amigos num serão à lareira ou nas redes sociais. Perpetue a tradição oral e não se esqueça de seguir o ditado: sempre que contar um conto, acrescente um ponto.

Contos Tradicionais Portugueses estará disponível nas livrarias e bancas a partir do próximo dia 3 de novembro. O 20.º título da coleção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora. 

Contos Tradicionais Portugueses
Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório, Consiglieri Pedroso,
José Leite de Vasconcelos e Teófilo Braga
Coleção Livros CMTV – Guerra e Paz Editores
Ficção / Contos
192 páginas · 15x23 · 12,00€

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,885,831