"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

As "Mulheres da Minha Alma" de Isabel Allende

Isabel Allende constrói um manifesto autobiográfico, uma viagem pela memória marcada pela reflexão do que é ser mulher e da luta constante contra o statu quo imposto por um machismo estrutural. 


Desde a mais tenra idade, 
(não exagero quando digo que sou feminista desde o jardim de infância), ao sentir a censura à sua mãe Panchita, até aos dias de hoje, este é um retrato da autora enquanto feminista. Num registo confessional, partilha episódios da sua vida: as alfinetadas ao patriarcado chileno que escrevia na coluna Civilize o seu troglodita; os "disparates épicos" cometidos por paixão ou a publicação do seu primeiro romance. E, tratando-se de um manifesto, a autora não poupa palavras nas suas reflexões sobre o que significa ser mulher e no que é necessário para derrubar o patriarcado pétreo (e as suas atuais declinações): um feminismo fluido, poderoso e profundo que se move como o oceano.

Neste livro, Isabel Allende não esquece as "bruxas boas", mulheres incontornáveis da sua vida: a sua filha Paula, a agente literária Carmen Balcells, as escritoras companheiras de percurso (de Atwood a Virginia Woolf), e todas as mulheres anónimas que lutam pela justiça e igualdade.

Após Longa pétala de mar, romance que marcou o regresso a um registo de ficção histórica que apaixona leitores desde A casa dos espíritos, a autora partilha agora este testemunho pessoal e político. Um livro obrigatório para todos os que sonham com um mundo melhor, com uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, numa viagem pela memória de uma das mais aclamadas autoras mundiais.



SOBRE O LIVRO
Mulheres da minha alma
«Cada ano vivido e cada ruga contam a minha história.»
Isabel Allende percorre os labirintos da memória e oferece-nos um emocionante testemunho sobre a sua relação com o feminismo e a sua condição de mulher.
Em Mulheres da minha alma, a autora chilena convida-nos a acompanhá-la nesta emocionante viagem, em que revisita a sua ligação ao feminismo, desde a infância até aos dias de hoje. Recorda algumas mulheres incontornáveis na sua vida: Panchita, Paula e a agente Carmen Balcells, cuja ausência chora ainda hoje; escritoras de nomeada como Margaret Atwood; jovens artistas que trazem na pele a rebeldia das novas gerações; mulheres anónimas que sofreram na pele a violência de género e, com dignidade e coragem, se levantam e avançam. Todas elas a inspiram e a acompanham ao longo da vida: as mulheres da sua alma.
Reflete, ainda, sobre as mais recentes lutas sociais, nomeadamente as revoltas no seu país de origem e, claro, sobre este novo contexto que o mundo atravessa com a pandemia. Tudo isto sem deixar de manifestar a sua inconfundível paixão pela vida e a sua crença em que, independentemente da idade, há sempre tempo para o amor.

Título: Mulheres da minha alma
Autor: Isabel Allende
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 208
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA
Isabel Allende

Nasceu em 1942 no Peru. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile.
Recentemente foi homenageada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com a Medalha Presidencial da Liberdade a mais importante distinção civil daquele país.
Em setembro de 2020 vence o Prémio Liber atribuído pela Federación de Gremios de Editores de España (FGEE), um reconhecimento pela sua longa carreira e pelo esforço em despertar o interesse pela leitura em todo o mundo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,215,449