"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um olhar único e revelador sobre uma das mentes mais brilhantes do séc. XX

Albert Einstein é sinónimo de génio. Desde a notável teoria da relatividade, com a famosa equação E=mc2, ao conceito de teoria do campo unificado, ninguém contribuiu tanto para a área das ciências no século XX.


Neste livro, além de demonstrar o modo como Einstein desenvolveu as suas teorias, o conceituado autor Walter Isaacson revela-nos também o homem por trás da ciência, dando-nos a conhecer os seus primeiros anos e experiências na Alemanha, o trabalho que desenvolveu no Departamento de Patentes na Suíça, os seus casamentos e filhos, bem como o papel que teve no desenvolvimento da bomba atómica e o seu apoio a grupos de direitos civis nos Estados Unidos.

Assente em pesquisa exclusiva e documentos pessoais que pertenceram a Einstein, este livro revela muito mais do que apenas as teorias inovadoras do cientista, permitindo-nos um melhor conhecimento desta mente brilhante.

Livro profusamente ilustrado.
De Walter Isaacson, autor das biografias Steve Jobs e Leonardo da Vinci.

«Fora uma longa jornada para o rebelde examinador de patentes, até à posição em que se atrevera a tentar ler a mente de Deus e abrir as portas mais secretas da sua criação. Ficava maravilhado perante coisas a que a maioria de nós não dá atenção, tais como o que leva a agulha da bússola a apontar para norte. Desafiou os postulados que académicos mais educados tomaram como certos, tais como a suposição de que o tempo avança, segundo após segundo, independentemente de como o observamos. Visualizou equações e a realidade que pintavam, tais como quando descobriu que o dispositivo matemático que Max Planck colocara numa equação significava que a luz existia em partículas, assim como em ondas. Fez experiências de pensamento que eram ao mesmo tempo incrivelmente criativas e simples: viajar ao lado de um feixe de luz, ou como uma pessoa dentro de um comboio em movimento veria o momento em que um relâmpago acontece de forma diferente de uma pessoa que estivesse na plataforma. E fez ligações que eram tão notoriamente óbvias que nunca ninguém as vira antes, tais como o facto de os efeitos da aceleração serem equivalentes aos efeitos da gravidade. Sem Einstein, o mundo que conhecemos não existiria.»

SOBRE O AUTOR

Walter Isaacson é professor de História na Universidade de Tulane, Nova Orleães, e foi presidente e CEO do Instituto Aspen, uma organização internacional sem fins lucrativos criada para promover a liderança e o diálogo em assuntos contemporâneos. Foi também presidente do Conselho de Administração e CEO da CNN e editor da Time, onde mantém atualmente uma coluna de opinião.

Escreveu as biografias Einstein: O Homem para Além da Mente (Ed. Casa das Letras, 2017), Benjamin Franklin: An American Life, Steve Jobs (Ed. Objectiva, 2011), que foi um fenómeno de vendas, e Leonardo da Vinci (Ed. Porto Editora, 2019).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,218,603
>