"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Hawking: O Homem, o Génio e a Teoria de Tudo

Em março de 2018, a morte de Stephen Hawking pôs fim a uma das mais notáveis e inspiradoras histórias de vida de todos os tempos. Provavelmente o maior cosmólogo inglês desde Isaac Newton e o cientista mais célebre da era moderna, o percurso de Stephen Hawking transcende a esfera académica.


Atingido na juventude por uma doença terrível que, supostamente, lhe concedia apenas alguns anos de vida, Stephen Hawking desafiou a ciência médica e as fragilidades do seu corpo para explorar os vastos reinos cósmicos, experimentar aventuras incríveis e desfrutar do amor e da vida familiar. O seu espantoso triunfo sobre a deficiência e as suas imensas realizações combinaram-se para fazer dele um ícone cultural, bem como o cientista mais reconhecido desde Einstein.

Esta biografia ilustrada dá a conhecer a vida e o trabalho deste génio, explicando as suas descobertas na vanguarda da cosmologia, desde o Big Bang aos buracos negros, relatando também os altos e baixos da sua extraordinária e, por vezes, turbulenta vida.

«Este livro brilhante é um belo tributo à vida de Hawking. Fenomenal. — BookMonthly

«A vida de Stephen Hawking captou a imaginação e a admiração de milhões de pessoas em todo o mundo. Hawking originou um fenómeno editorial, encontrou-se com papas e presidentes, e encheu salas de concertos à maneira das estrelas de rock. Viajou pelo planeta, experimentou a gravidade zero e voos em balões de ar quente, teve participações especiais nas séries de televisão mais populares do mundo e foi representado no grande ecrã por estrelas de cinema. Foi galardoado com uma extraordinária quantidade de prémios, homenagens e honrarias (...) Depois do enorme êxito do livro Breve História do Tempo, publicado em 1988, Hawking tornou-se o ícone do intelectual da sua época. Numa era de cada vez maior estupidificação, presenteou os media e o público em geral com a divulgação perfeita de conceitos complexos e desafiantes, como ciência e génio. A sua imagem pública transcendeu os padrões humanos até alcançar o reino do arquétipo: um corpo devastado e uma voz sintetizada por computador, a poucos passos de ser um cérebro num frasco; intelecto puro, libertado da grosseira corporalidade. Mas deixar que esta apresentação, construída e imposta exteriormente a ele próprio, obscureça a realidade do seu êxito científico e pessoal seria um mau serviço e uma falha da imaginação. A sua recusa em permitir que a doença o definisse, e muito menos que o parasse, é indiscutivelmente inspiradora.»

SOBRE O AUTOR

Joel Levy é um escritor e jornalista londrino especializado em ciências e natureza, autor de mais de uma dezena de livros, entre os quais Mistérios por Resolver (Ed. Jacarandá, 2019) e 101 Problemas para Cientistas de Bancada (Ed. Jacarandá, 2018).
Contribui regularmente com artigos para várias publicações científicas e é presença habitual na televisão britânica e em programas de rádio. Tem um bacharelato em Ciências Biológicas e um mestrado em Psicologia.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,218,710
>