"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Série "Brasil Imperial" estreia dia 10 de novembro

A data de estreia está confirmada e o lançamento será feito em simultâneo no Brasil, Portugal e África através da plataforma de streaming AMAZOM PRIME.   

Personagem Gonçalves Ledo (Foto de divulgação de Rodrigo Ricordi)


A SÉRIE  
   
O trailer oficial da série foi lançado no dia 20/10 no canal do Centro Cultural Cesgranrio no Youtube e no Instagram.   
Produzida pela Fundação Cesgranrio, a série de 10 episódios conta com o roteiro de Antônio Ernesto Martins e a direção de Alexandre Machafer.  
Totalmente filmada na cidade do Rio de Janeiro, a série traz locações reais como a Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, o Paço Imperial, o Real Gabinete Português de Leitura, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral e a Casa Marquesa de Santos. 

SINOPSE DA SÉRIE  
Narrada pelo personagem, Gonçalves Ledo, “Brasil Imperial” conta a história de Arrebita que chega ao Brasil junto com a corte portuguesa em 1808, fato inaugural de um período de grandes transformações políticas e sociais que transformaram o Rio de Janeiro em capital do reino português e criaram as condições para a independência do país.   
  

TRAJETÓRIA DO PERSONAGEM “GONÇALVES LEDO” NA SÉRIE   
O jornalista Gonçalves Ledo (interpretado pelo ator Ricardo Soares), narra o período de permanência de D. João nas Américas e o primeiro império de D. Pedro apresentando as negociações, tramas e conspirações políticas que marcaram aquele período, tendo como fio condutor a história de amor do casal, Arrebita um jovem português e a escrava Ana do Congo.   
No decorrer da história, Gonçalves Ledo, opositor das ideias absolutistas daquele período, juntamente com seus companheiros da maçonaria e outros jornalistas da época, luta pelos ideais republicanos, tendo nessa trajetória importantes embates com José Bonifácio, ministro de D. Pedro. 
“Foi um prazer interpretar o Ledo, um personagem tão importante nos desdobramentos daquele período. Ainda que sua trajetória na série tenha aspetos históricos e fictícios, foi uma responsabilidade dar vida a um homem fiel aos seus ideais e que lutava por eles.”    

SOBRE RICARDO SOARES
Ricardo Soares, é ator, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, tem 45 anos de idade e 21 anos de carreira artística. Recentemente, no teatro, teve importante reconhecimento de crítica ao interpretar o serial killer Peter Kurten que viveu na Alemanha em 1920, no espetáculo “NORMAL” do escocês Anthony Neilson. 
Seu trabalho poderá ser conferido em 2021, no longa metragem “Jorge da Capadócia” com direção de Alexandre Machafer, onde interpreta Octavio, um cruel conselheiro do império de Diocleciano e ainda no longa metragem “Pra Onde Levam as Ondas” do diretor Dan Albuk, ambos em fase de pós produção.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,204,255