"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TNSJ lança concursos públicos para obras de reabilitação

Empreitadas dizem respeito a intervenções no interior do edifício e na arquitetura de cena, num investimento a rondar 1,65 milhões de euros.


No ano em que se celebra o centenário da inauguração do seu edifício-sede, o TNSJ está a preparar mais um relevante capítulo da história deste Monumento Nacional. Após três décadas de utilização intensiva e de expressivo desgaste do equipamento – desde que o São João foi adquirido pelo Estado e desde que nele se criou o projeto de um Teatro Nacional a Norte –, o edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva vai ser submetido a obras de reabilitação do seu interior e da arquitetura de cena, encerrando temporariamente entre o final de março e o princípio de outubro de 2021.

Para esta intervenção, foram lançados dois concursos públicos, que visam prover a conservação, a valorização e a modernização do edifício, de requalificá-lo e adequá-lo às atuais exigências legais em termos de segurança e acessibilidade (dando cumprimento a recomendações emitidas pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais). No interior do edifício, a operação vai permitir reabilitar elementos degradados (na sala de espetáculos, mas também ao nível dos tetos, paredes e pavimentos), renovar e substituir os sistemas e equipamentos de climatização (de modo a beneficiar a sustentabilidade energética, o conforto térmico e a segurança) e remodelar e atualizar as instalações e os equipamentos elétricos desta peça do património cultural nacional.

Já a obra de reabilitação da arquitetura de cena do Teatro São João terá a missão particular de modernizar a estrutura de palco, nas suas vertentes mecânica, elétrica e informática. O nivelamento do palco, a substituição das quarteladas, a introdução de varas motorizadas e de novos motores pontuais e de consolas de comando são algumas das ações de melhoramento salvaguardadas.

Empreitada envolve investimento a rondar os 1,65 milhões de euros

Os procedimentos anunciados envolvem um valor total de investimento a rondar os 1,65 milhões de euros. Recorde-se que, em 2019, o Norte 2020 – Programa Operacional do Norte endereçou ao TNSJ um aviso-convite para uma candidatura com vista ao financiamento da requalificação do interior do Teatro São João e do programa comemorativo do seu centenário. O financiamento do Norte 2020 permite também levar a cabo a renovação, já em curso, do parque técnico (ao nível das componentes de iluminação cénica, som, vídeo e multimédia, direção de cena e de maquinaria para palco, oficinas e teia) e a promoção de espetáculos e outras iniciativas (como edições, uma exposição museográfica e um colóquio internacional). A dotação consignada totaliza 2,35 milhões de euros, financiados a 85%, com uma dotação de 2 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,909,067