"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Avesso e o Direito" é o retrato de Albert Camus quando jovem

Foi o primeiro livro publicado por Albert Camus, em 1937, na Argélia, tinha então vinte e três anos. Só em 1958, depois de receber o Prémio Nobel, o autor aceitou ver o título reeditado.


Brice Parain afirmou diversas vezes que este «livrinho», para usarmos uma expressão do seu próprio autor, contém o que 
Albert Camus escreveu de melhor. Apesar de, novamente com modéstia e autocrítica, encontrar em O Avesso e o Direito as limitações típicas e naturais da juventude, quando «mal se sabe escrever», Camus admite, no prefácio da obra, que compreende aquilo que o ensaísta e filósofo quis dizer: «há mais verdadeiro amor nestas páginas desajeitadas do que em todas as que se seguiram».

Treze anos volvidos sobre a última edição em Portugal, a obra está de regresso ao catálogo da Livros do Brasil, agora na coleção Dois Mundos. Abarcando cinco «ensaios literários» — com destaque para aquele que lhe serve de título —, o seu valor, tanto literário como testemunhal, é incontestável.

SOBRE A OBRA
O Avesso e o Direito
É o primeiro livro de Albert Camus. Foi publicado na Argélia, em 1937, com a tiragem muito discreta de 350 exemplares. Só em 1958, Camus aceitou ver o título reeditado, desta vez em França. E ao reler este conjunto de ensaios da sua juventude descobriu neles a raiz dos temas que alimentaria toda a sua obra. Aqui se apresenta o mundo de pobreza, de pó e de luz da sua infância, aqui se reflete sobre a solidão e a indiferença, aqui se vê despontar a descoberta do absurdo da existência. Este é pois um texto basilar para o conhecimento de um dos grandes autores da literatura moderna, que nunca perdeu, nas suas palavras, «o apetite desordenado de viver».

Ver primeiras páginas

Título: O Avesso e o Direito
Autor: Albert Camus
Tradução: Sousa Victorino
N.º de Páginas: 80
PVP: 12,20 €
Coleção: Dois Mundos

SOBRE O AUTOR
Albert Camus

Nasceu em Mondovi, na Argélia, a 7 de novembro de 1913. Licenciado em Filosofia, participou na Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e foi então um dos fundadores do jornal de esquerda Combat. Em 1957 foi consagrado com o Prémio Nobel da Literatura pelo conjunto de uma obra que o afirmou como um dos grandes pensadores do século xx. Dos seus títulos ensaísticos destacam-se O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); na ficção, são incontornáveis O Estrangeiro (1942), A Peste (1947) e A Queda (1956). A 4 de janeiro de 1960, Camus morreu num acidente de viação perto de Sens. Na sua mala levava inacabado o manuscrito de O Primeiro Homem, texto autobiográfico que viria a ser publicado em 1994.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,930,100