"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Iniciativa PALAVRA DO ANO® decorrerá em simultâneo em Portugal, Angola e Moçambique

Que impacto terá a pandemia na definição das candidatas a PALAVRA DO ANO ® 2020? Os sites da iniciativa, que já receberam milhares de sugestões, estarão abertos a propostas até final de novembro.


Num ano tão inusitado como o de 2020, há uma enorme, e natural, expetativa em torno da 12.ª edição da PALAVRA DO ANO 
® . Ainda que as candidatas só sejam anunciadas a 1 de dezembro, já há quem fale em vencedoras antecipadas. Todavia, é bom lembrar que houve surpresas em edições anteriores.

A iniciativa PALAVRA DO ANO ® , promovida pela Porto Editora e que envolve a participação direta de todos os cidadãos, tem sublinhado a relevância das palavras e contribuído para traçar um retrato muito fiel dos acontecimentos que marcam a vida coletiva – e é isso que, por certo, acontecerá de novo.

Este ano há uma novidade a sublinhar: pela primeira vez, a eleição da PALAVRA DO ANO ® decorrerá em simultâneo em Portugal, Angola e Moçambique. No dia 1 de dezembro, serão divulgadas as 10 candidatas para cada país e, de imediato, a votação estará aberta nos respetivos sites da PALAVRA DO ANO ® | Portugal, da PALAVRA DO ANO ® | Angola e da PALAVRA DO ANO ® | Moçambique. Até lá, os internautas podem continuar a sugerir palavras para integrar as listas das 10 finalistas.

A votação decorrerá nos três países até ao último segundo deste ano e o anúncio das palavras vencedoras acontecerá a 4 de janeiro de 2021.

SOBRE A INICIATIVA
A PALAVRA DO ANO ® é uma iniciativa da Porto Editora – e das suas subsidiárias em Angola e Moçambique, respetivamente, Plural Editores Angola e Plural Editores Moçambique – que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO ® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, Plural Editores Angola e Plural Editores Moçambique, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt, dos angolanos em www.palavradoano.co.ao e dos moçambicanos em www.palavradoano.co.mz .
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,158,742