"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Programa de Educação do Oceanário leva alunos "“A Ver o Mar" em direto... sem saírem da escola

Num ano escolar com novos desafios, o apoio às escolas é ainda mais importante. O Oceanário quer continuar a promover a ligação dos alunos ao oceano e o que tem de mudar para construir um futuro mais sustentável. A «magia» das visitas de estudo continua, e como as turmas não podem viajar até ao Oceanário, viaja o Oceanário até às salas de aula, digitalmente.


O Oceanário de Lisboa temassim, um novo conjunto de programas online que explora toda a matéria da literacia do oceano e está acessível a turmas de todo o país, do pré-escolar ao secundário. Estes programas que estão alinhados com o currículo escolar,  têm uma dinâmica original que inclui uma componente em sala virtual e uma visita em direto no Oceanário. “Plasticologia marinha”, “Turma a Bordo” e “Missão_Mar Especial Crise Climática” são três exemplos de programas disponíveis online, desenvolvidos para estimular a criatividade, a comunicação e a participação ativa dos jovens. Mais ainda, os alunos que realizem estes programas, recebem a oferta de um bilhete para visitarem o Oceanário de Lisboa até ao final de junho de 2021.

Também os Ocean Leaders vão continuar a inspirar as novas gerações, mas agora através de sessões online. Os atletas Joana Schenker, Francisco Lufinha e Frederico Morais saem do mar em School Tour e através de conversas e histórias, partindo das suas experiências pessoais, sensibilizam os jovens para a importância da alteração de comportamentos e da conservação do oceano.

E porque o Oceanário acredita que os professores são fortes aliados na mobilização e consciencialização dos jovens para uma cidadania azul, também as formações para professores e educadores foram adaptadas para o online. Os workshops para Professores estão certificados como ação de curta duração e foram desenvolvidos para capacitar os professores de todos os níveis de ensino com ferramentas criativas que os ajudem a integrar a literacia do oceano e a sustentabilidade ambiental em contexto de sala de aula.

O Oceanário de Lisboa tem o maior programa de literacia do oceano do país, validado pela Direção Geral da Educação,  e já chegou a mais de 1,5 milhões de participantes.

>> Para mais informações sobre os novos programas e inscrições

As atividades apresentadas no Programa de Educação que se realizam nas instalações do Oceanário de Lisboa estão temporariamente suspensas, e serão retomadas, de acordo com a evolução da situação pandémica por COVID-19, com a implementação das medidas necessárias para garantir o bem-estar e a segurança dos participantes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,136