"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Sofia" vence Grande Prémio do Ymotion

“Os festivais são a vitrine das curtas-metragens e a plataforma de lançamento de realizadores, atores, fotógrafos e outros profissionais da área. Aproveito para agradecer ao Ymotion pela oportunidade e, principalmente, pela resistência nestes tempos difíceis”.


Foi de
sta forma que Gonçalo Viana e Filipe Ruffato agradeceram o prémio que o júri do Ymotion atribuiu a “Sofia”, considerada a melhor curta-metragem em competição na edição deste ano do Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Realizada em 2019, “Sofia” arrecadou o “Grande Prémio Joaquim de Almeida” do Ymotion e valeu à dupla de realizadores um prémio no valor de 2500 euros.  

“Num único e ousado plano-sequência Sofia é um filme onde vemos desdobrar medos, incompreensões, preconceitos, ânsias e desejos, sendo que todos esses sentimentos – e muitos outros, ainda – surgem e desaparecem nas entrelinhas do não-dito. Um belíssimo olhar sobre a nossa precária condição humana”, pode ler-se na sinopse do filme, que recentemente foi também selecionado para o “Rome Independent Prisma Awards”, em Itália, e para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, no Brasil. 

Os vencedores foram conhecidos no passado sábado à noite numa cerimónia que decorreu no Centro de Estudos Camilianos. Para além da presença dos jovens realizadores e do júri do concurso, a noite de encerramento do Ymotion contou ainda com as presenças, entre outras, da realizadora Ana Rocha de Sousa e da atriz Sara Barradas.

"Erva Daninha", de Guilherme Daniel, nas categorias de Melhor Direção de Fotografia e Melhor Elenco; "Júlia" de Filipa Silva, no Prémio do Público; "La Tierra del Passado" de Rui Falcão, no Melhor Argumento; "Rio Torto" de Mário Veloso, para Melhor Documentário; "Ékdúo" da dupla Matilde Camacho e Filipa Fernandes, na categoria de Melhor Animação e "Aunt Apòlline's Tea" de Maria Pereira, no Prémio Escolas, foram os restantes vencedores da noite, que premiou ainda as curtas "Blue 52" de Catarina Nascimento, "Como Gado" de Matilde Calado e "The Frightened" de César Santos com três Menções Honrosas.

No ano em que atingiu o número recorde de 183 candidaturas, o Ymotion entregou ainda o Prémio Carreira ao ator português Nuno Lopes. “Um exemplo da contemporaneidade artística dos atores, que está em franca atividade em diversas áreas, mas que nunca deixa de estar ligado ao cinema”, afirmou Rui Pedro Tendinha, comissário do Ymotion.

A grande homenagem da noite foi para o ator mais “hollywoodesco” do Brasil, Rodrigo Santoro. Na mensagem que deixou à organização do festival, o ator brasileiro agradeceu a distinção e elogiou os jovens realizadores do Ymotion que são “a esperança da longevidade do cinema português”.

Recorde-se que esta foi a sexta edição do Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O júri do Ymotion é composto por Tiago R. Santos, argumentista e critico de cinema, pela realizadora Luísa Sequeira, pelo jornalista da RTP e Antena 1, Tiago Fernando Alves, pela diretora de casting Patrícia Vasconcelos, pelo jornalista do Público Samuel Silva, e pelo realizador Pedro Cabeleira, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição do Ymotion.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,941,228