"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço 2020 - Vencedores

António José da Costa Neves e Rui de Almeida Paiva vencem Prémios Literários promovidos pelo Município de Almada.


Sem Pavor, o cão do Giraldo
, da autoria de António José da Costa Neves, é a obra vencedora do 32.º Prémio Literário Cidade de Almada.

A história com ninguém (e com Alguém), da autoria de Rui de Almeida Paiva, é a obra vencedora da 15.ª edição do Prémio Literário Maria Rosa Colaço.

A Câmara Municipal de Almada (CMA) anuncia este sábado, dia 7 de novembro de 2020 (21h), os autores distinguidos no âmbito dos Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço 2020.

A cerimónia realiza-se no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda, em Almada.

32.º Prémio Literário Cidade de Almada

A obra vencedora do 32.º Prémio Literário Cidade de Almada é Sem Pavor, o cão do Giraldo, da autoria de António José da Costa Neves.

Em 2020, apresentaram-se a concurso 56 obras originais.

Segundo o júri, a obra premiada é um «romance que alia História e ficção de um modo criativo. Centrando-se no século XII e nas lutas por território entre cristãos e muçulmanos, este romance conjuga fatalidade histórica, ironia narrativa e imaginação propriamente literária. A figura de Geraldo Geraldes Sem Pavor emerge como protagonista do universo violento da época, sendo mesmo designado “o cão do Giraldo” pelas populações árabes. A tragédia pessoal deste narrador/observador/comentador da História acompanha as múltiplas mortes e vozes do seu século, nomeadamente Afonso Henriques, que viria a ser rei.»

Nota biográfica do autor premiado
António José da Costa Neves, que usa, habitualmente, o pseudónimo literário E. S. Tagino, é natural de Grândola e reside em Almada há mais de quarenta anos.

O autor é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e foi Bolseiro da Câmara Municipal de Grândola e da Fundação Calouste Gulbenkian.

As suas obras, maioritariamente publicadas pela editora Saída de Emergência, têm-lhe proporcionado diversos prémios literários, nomeadamente: Prémio Literário Cidade de Almada – 2006 e 2020; Prémio Revelação Manuel Teixeira Gomes 2006; Prémio Literário Paul Harris –2007; Prémio de Poesia e Ficção de Almada – 2008; Prémio Glória Marreiros 2014 (Menção Honrosa) e Prémio Literário Joaquim Mestre – 2017.

Desde os anos 80, que o autor vem publicando, regularmente, poesia em jornais e revistas, nomeadamente no Jornal de Almada e no Ecos de Grândola, tendo também, nesta modalidade, recebido alguns prémios, dos quais se relevam o Prémio Paul Harris – 2003 (Menção Honrosa); o 2.º. Prémio de Poesia Irene Lisboa – 2008; e o Prémio de Poesia e Ficção de Almada – 2016, com a obra editada Trinta Sonetos Triviais.

São títulos publicados, com o pseudónimo E. S. Tagino: Mataram o Chefe de PostoNem por SonhosArquivo MortoMea Culpa!O Pequeno IncendiárioAdamastorAbaixo de Cã”, O Amor nos Anos de Chumbo e Um Certo Incerto Alentejo. Os romances históricos O Implacável Cerco de Almada e Sangue de Portugal são as únicas obras assinadas com o nome próprio.

As duas primeiras coletâneas de contos que escreveu, Contos da Serra e da Planície e Alma Alentejana e Outras Histórias, venceram os Prémios Literários Alves Redol – 2019 e Fialho de Almeida – 2020, a primeira; e o Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra – 2020, a segunda.

Sem Pavor, o cão do Giraldo, laureado com o Prémio Literário Cidade de Almada 2020, mas ainda inédito, é o seu romance mais recente.

15.º Prémio Literário Maria Rosa Colaço

A obra vencedora do 15.º Prémio Literário Maria Rosa Colaço é A história com ninguém (e com Alguém), da autoria, Rui de Almeida Paiva.

Em 2020, apresentaram-se a concurso 62 obras originais.

Segundo o júri, «A presente narrativa alimenta uma reflexão sobre identidade e alteridade recorrendo a construções retóricas paradoxais e do absurdo. A progressão narrativa mantém a coerência e o equilíbrio diegético.»

Nota biográfica do autor premiado
Rui de Almeida Paiva (Lisboa), enquanto escritor, tem trabalhado para diversos projetos de teatro, dança e cinema.

Livros publicados:

A Mala Rápida do Senhor Parado (2010, editora Trinta por Uma Linha);
- Quem viaja encontra os segredos antigos mas perde os sapatos novos (2014, Dois Dias Edições);
- Efeito Kuleshov, com Joana Bértholo e Sofia Gonçalves (2014, Dois Dias Edições);
- Ministério da Educação (2015, editora Douda Correria);
- O Ploc do Pollock  (2016, editora Caminho);
- Textos para o livro Duplo Vê – O Tautólogo, de Mattia Denisse, 2017.
- Canções de Embalar Belos Planetas Cansados (2018, editora Douda Correria);
- Quem Vem Lá? (2019, editora Caminho);
- Se o Mundo é redondo o Pensamento é ao quadrado
 (2019, Dois Dias edições).
- Os Dois Cavalos de Turim, com Joana Bértholo (2020, Dois Dias Edições).

A partir de 2017 iniciou colaboração teatral com Bruno Humberto. Desde então escreveram e encenaram as peças O Ploc do Pollock  (2017), O Sequestro (2018), A Vila (2019), Interrupção (Pausa para Intervalos) (2020).

Escreveu e realizou o filme A Ilha Invisível (Produções Cedro Plátano), estreado no Doc Lisboa 2018.

No âmbito da edição, fundou, em 2011, com Sofia Gonçalves, a Dois Dias Edições.

Prémios Literários promovidos pela Câmara Municipal de Almada

Os Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço são promovidos anualmente pela Câmara Municipal de Almada. 

O Prémio Literário Cidade de Almada, na sua 32.ª edição, tem como objetivo promover e incentivar a criação literária, distinguindo obras inéditas em língua portuguesa.  Em ano par, Romance e ano ímpar Poesia.

O Prémio Literário Maria Rosa Colaço, na sua 15.ª edição, foi instituído com o objetivo de homenagear esta escritora de literatura infantojuvenil, distinguindo obras inéditas em língua portuguesa.  Em ano par, Literatura Juvenil e ano ímpar Literatura Infantil.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,878,552