"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

INCM anuncia datas de candidaturas para Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A. (INCM) anuncia o prazo para a apresentação das candidaturas ao Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, uma iniciativa que pretende promover o jornalismo de qualidade e homenagear o jornalista.


De 1 de março a 1 de junho de 2021 será possível submeter a candidatura através de email. A entrega do prémio está marcada para 8 de setembro.

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva tem como principal objetivo a distinção de trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita seja através da investigação, reportagem ou análise de informação, contribuindo para uma sociedade mais informada. A bolsa anual terá o valor de cinco mil euros.

Presidido por Nicolau Santos, Presidente da Agência Lusa, o júri do prémio será ainda composto por Manuel de Carvalho, Diretor do jornal Público, João Vieira Pereira, do jornal Expresso, Teresa de Sousa, do jornal Público, dois meios de comunicação marcantes na carreira de Vicente Jorge Silva, e ainda Daniela Maria, jornalista reformada da Antena 1 Madeira.

Nicolau Santos considera que: “Este prémio visa promover e incentivar o jornalismo de excelência, em particular o jornalismo de investigação. É uma justíssima homenagem ao mais importante jornalista português dos últimos 50 anos e ao que sempre pautou a sua atividade: qualidade, rigor, entusiasmo, paixão, inovação, frontalidade, diferença, risco. E um enorme amor pela profissão.”

Para Daniela Maria: “O Prémio Excelência Vicente Jorge Silva e a Bolsa de Investigação jornalística são importantes para que não se perca o legado do Vicente Jorge Silva, o jornalista mais importante da imprensa escrita portuguesa, antes e depois do 25 de Abril. Os seus múltiplos talentos, os projetos em que se envolveu (Comércio do Funchal, Revista do Expresso, Público), inovadores e marcantes, são disso testemunhos. Acredito que há imenso talento à espera de uma oportunidade e por isso a importância do desafio lançado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda aos jovens em início de carreira à investigação, às entrevistas, às histórias de Excelência. O Prémio e a Bolsa de Investigação são também um contributo para o tal despertar do jornalismo como defendeu Vicente Jorge Silva ao receber o prémio Gazeta de Mérito "é preciso voltar às raízes da inquietação e inconformismo do verdadeiro jornalismo".

A imagem e a identidade do Prémio serão desenvolvidas por Henrique Cayatte, designer e ilustrador português com uma carreira marcada pelas colaborações com a área editorial da INCM. Convidado por Vicente Jorge Silva para integrar a criação do jornal Público, Henrique Cayatte foi cofundador, editor gráfico, ilustrador e autor do design de toda a publicação e suplementos do jornal.

“Marguerite Duras escreveu que jornalismo sem uma posição moral é impossível. Nada mais verdadeiro. Quando conheci o Vicente no final dos anos 80 comecei logo a aprender com ele. Desde o dia em que o Miguel (Portas) e eu nos conhecemos na mansarda do Expresso/Revista para conversar sobre a possibilidade de colaboração que pouco depois ganhou corpo, fiquei fascinado com a sua argúcia, talento e inventiva. E capacidade mobilizadora de pessoas e ideias. E ética. Porque sem ela o resto não valeria nunca a pena.

O arranque do jornal em março de 1990 procurou estabelecer um novo paradigma em que todas estas áreas não conflituassem mas, antes, falassem entre si. Com 33 anos senti-me no “olho do furacão”. E o Vicente ia iniciar a sua terceira revolução profissional. Depois do “Comércio do Funchal” e do “Expresso”, afirma o artista.

Para os interessados em participar, os trabalhos devem ser enviados para o email bolsavicentejorgesilva@incm.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,134,087