"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Direção-Geral do Património Cultural oferece livros com História aos utentes das Misericórdias Portuguesas

Iniciativa consiste na doação de 1.250 livros para ajudar a combater o isolamento social da população idosa através da leitura.

Foto: Mariscal/EPA


A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai oferecer à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), neste Natal, “presentes com História”, uma doação materializada em 1.250 livros sobre Arte e Património. O objetivo é contribuir para suavizar, através da leitura, o isolamento da população idosa, sobretudo no contexto da atual pandemia.

Esta iniciativa solidária, desenvolvida no âmbito de um protocolo de colaboração entre a DGPC e a UMP, irá disponibilizar um total de 250 “Caixas Presente”, cada uma com cinco títulos que versam sobre temas na área dos museus, arqueologia, história e arte, num total de 1.250 exemplares. Os livros serão distribuídos pelas estruturas residenciais para idosos das Misericórdias de todo o país, a partir do dia 4 de dezembro.

Para Augusto Silveiraresponsável pelo pelouro do Património Cultural da UMP, “com a oferta das obras da DGPC pretende-se, através da leitura, atenuar o isolamento social da população idosa residente nas nossas estruturas, na sua maioria agravado pelas medidas de combate à propagação da Covid-19, proporcionando um momento cultural de maior envolvimento dos nossos utentes com a nossa história e cultura”.

Bernardo Alabaçadiretor-geral do Património Cultural, destaca “o espírito solidário entre duas instituições vocacionadas para o bem público, neste momento especialmente difícil que o país atravessa”. “O contacto com a Arte é estruturante, reconstrutor, e o conhecimento é sempre enriquecedor. Acreditamos que estes livros, que são edições muito cuidadas, dotadas de belíssimos textos e imagens sobre a nossa História e Património, cumprirão o relevante papel de acrescentar alguma beleza e suavidade na vida dos seus leitores”, acrescenta. 

Os 5 títulos que integram a "Caixa-Presente":
- MEMÓRIAS DE PEDRA/MONOGRAFIAS
- CADER.5/2ªS-FÁBRICA DE VIDROS DE COINA
- REVISTA MONUMENTOS Nº18
- REVISTA PATRIMÓNIO-ESTUDOS Nº9
- CATÁLOGO CERÂMICA - PNQ 

Sobre a União das Misericórdias Portuguesas
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

Enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais, participando ativamente na definição e execução de políticas públicas sociais, com o objetivo de assegurar respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar da população. 

Sobre a DGPC
A DGPC é responsável pela gestão do Património Cultural em Portugal continental. As suas atribuições passam pelo estudo, investigação e divulgação do Património imóvel, móvel e imaterial, pela gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico no território e nas cidades e pela realização de obras de conservação nos grandes monumentos.  

Entre outros campos de ação, a DGPC assume ainda a gestão direta de 25 Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, a coordenação da Rede Portuguesa de Museus, a documentação e inventário do património imaterial e as intervenções de conservação e restauro de peças de património móvel e integrado.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,444