"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gohu apresenta "Terra da Faina"

"Sopra o Vento"  é o single que antecipa o primeiro trabalho de Gohu e tem a participação de São Pedro.

 

Depois de se ter dado a conhecer durante o último ano, Gohu lança finalmente o seu primeiro álbum de originais "Terra da Faina", que promete dar que falar. Como single de lançamento, Gohu apresenta também "Sopra o Vento", numa colaboração com o seu amigo S. Pedro

"Terra da Faina" é uma dicotomia. Terra e Água que simbolizam o seu Portugal. Um país cuja terra sempre foi pequena demais para os sonhos de quem a habita. Cujo mar é até hoje um horizonte ampliado e cada onda na praia, um sussurro seduzindo à descoberta. O álbum é uma forma de Gohu se manter conectado ao país onde nasceu. Nas músicas, podem encontrar nostalgia, reconhecimento pelos que ama à distância, agradecimento pelo que esta "Terra da Faina" lhe deu e claro, ritmos para um bom "forrobodó". 

Produzido pelo brasileiro Emerson Martins da Bamba Music, o álbum tanto abraça o indie pop eletrónico, como abre respiros para sons orgânicos que convidam a uma maior intimidade:  

“Recebi mais de 20 canções para filtrarmos as 10 que formam o álbum,  cobrindo três ondas recorrentes: pista de dança, loucura e sentimento. Beats diretos como em "Olha Eu Aqui" e "Vai Ficar Fixe" e por vezes complexos como em "Monólogo Surdo" e "Primeiro Veio o Cão", sintetizadores analógicos clássicos e digitais modernos misturados entre baixos, bases e leads, dobras e mais dobras gorduchas de vozes inspiradas no pop moderno e muita malandragem. A minha busca pela perfeição na produção e mixagem combina com a profusão sem fim de ideias desse gajo que às vezes parece brasileiro. Quando eu achava que música estava fechada ele vinha com algo mais e eu acabava vindo com outro algo mais, até decidirmos juntos por um fim. Sem pressa e curtindo a viagem, estamos amplamente contentes com o resultado." 

O facto de viver há 15 anos em São Paulo, faz com que gohu acabe por misturar referências lusas e brasileiras nas suas letras, como "roda, roda vira / e rá-ré-ri-ró- rua", no final de "Primeiro, veio o cão". É também nas letras que gohu amplia os seus extremos. Do single quase pimba "Bumbum Puntch-pum", a um profundo e poético "Sopra o Vento", ao qual S. Pedro empresta a sua voz. De uma "Ponto Pérola" áspera e lasciva, a uma "Quando crescer" inocente e doce. De sátiras societais como "A Santa Levantou a Saia", à íntima confissão de "Verdadeiro eu" que encerra o álbum. Ou músicas simplesmente pra dançar, como “Monólogos surdos” que conta com a participação da Modelo, DJ, escritora e ex-apresentadora da MTV Brasil, Michi Provensi.

O álbum é maioritariamente costurado com linhas de humor e ironia que elevam positivamente o espírito. Mas o artista deixou propositalmente algumas pontas soltas. Sons e mensagens que estranham a quem o vê, apenas pelo primeiro single "Vai Ficar Fixe". 

Ouvir as canções de "Terra da Faina" é conhecer um pouco do "Verdadeiro eu" de gohu. Um "eu". O álbum já está disponível em todas as plataformas de streaming e pode ser ouvido, aqui. 

Sobre o autor: 
gohu, heterónimo artístico do publicitário Hugo Veiga, é hugo às avessas. Nasceu no Porto, viveu 6 anos em Lisboa, mas há 15 que se mudou para São Paulo Brasil. Como publicitário, realizou projetos de comunicação para artistas internacionais como Usher, Lady Gaga,  Elton John e YoYo Ma; e brasileiros como Emicida, Ivete Sangalo, Baiana System, Tropkillaz e Baco Exu do Blues - com quem ganhou o Grand Prix de Entertainment Lions for Music em Cannes 2019. Em 2013, sagrou-se melhor copywriter do ano a nível mundial nos Óscares da publicidade, o Festival de Cannes Lions. Já em  2019, foi reconhecido como melhor criativo publicitário do Brasil. Agora que é Co-Diretor Criativo Global do estúdio de comunicação AKQA, Hugo decidiu realizar o seu sonho de adolescente e trazer à luz do dia algumas músicas que volta e meia começam a tocar na sua cabeça. Com produção musical do brasileiro Emerson Martins da Bamba Music, gohu é um projeto despretensioso e de uma inocência quase adolescente.



Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,406