"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jardim Zoológico dá a conhecer novas crias

Durante o mês de outubro, o Jardim Zoológico voltou a ser maternidade de várias espécies. Entre os nascimentos registados, destacam-se seis pequenos Veados-da-birmânia (Rucervus eldii thamin), três machos e três fêmeas, que vêm trazer esperança a uma espécie em declínio.


Classificado como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Veado-da-birmânia encontra-se ameaçado atualmente sobretudo pela perda do habitat de floresta no centro do Myanmar, e pela caça para a obtenção das suas hastes como troféu. Estas, não são mais do que extensões do crânio que atingem o seu auge por altura da primavera e servem para que os machos possam impor a sua dominância na luta pelas fêmeas na época de acasalamento. Estas estruturas ósseas cobertas por pelo, acabam por cair no fim da época reprodutiva, coincidente com esta altura do ano.

Na mesma instalação dos Veados-da-birmânia, habitam os Áxis (Axis axis axis), pequenos cervídeos asiáticos que registaram também três nascimentos. Esta é uma espécie classificada como Pouco Preocupante pela IUCN, no entanto, a sua sobrevivência depende de um frágil equilíbrio estabelecido com as comunidades locais, assim como da existência de áreas protegidas no seu habitat.

O Jardim Zoológico convida assim os seus visitantes a conhecer os mais recentes membros da família dos cervídeos, num final de ano repleto de surpresas para serem desvendadas em breve, no site do Zoo.

Com o Natal a chegar, ofereça um presente único a quem mais gosta, proporcionando um dia inesquecível junto dos 2.000 animais que habitam no Jardim Zoológico. Ao adquirir bilhetes online até ao dia 31 de dezembro, poderá usufruir de 15% de desconto. Estes bilhetes, apesar de adquiridos em 2020, poderão ser utilizados até ao dia 31 de maio de 2021.

No dia 21 de novembro, o Jardim Zoológico lança ainda um conjunto de diretos com o Biólogo, a partir do canal de YouTube oficial do parque, que irá levar os portugueses aos quatro cantos do mundo. De África à Ásia, passando ainda pela América e Oceânia, junte-se a esta viagem e descubra as mais fascinantes espécies que habitam o nosso planeta.

Ainda até ao final do ano, abra em conjunto com o Zoo as “janelas” de um calendário de advento cheio de surpresas, e descubra as cerca de 300 espécies que habitam na morada mais selvagem da cidade de Lisboa. Ao visitar o Jardim Zoológico está a apoiar a conservação das espécies e dos seus habitats.

Mais informação
Campanha Especial Natal (Online)
> O bilhete adquirido online não é acumulável com outras promoções, vales ou descontos na bilheteira do Jardim Zoológico.
> Promoção aplicável apenas a bilhetes adquiridos em www.zoo.pt.
> A Campanha de Natal decorre até ao dia 31 de dezembro de 2020.
> Bilhetes válidos até ao dia 31 de maio de 2021.

“Encontro com o Biólogo” (Canal YouTube)
> 21 de novembro, às 15h

Sobre o Jardim Zoológico:
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliadas a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2020 celebrou 136 anos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,203,840
>