"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Templários em Portugal" de Paula Pinto Costa

A Ordem do Templo existiu durante quase duzentos anos (1119/20 - 1312), mas a curiosidade sobre esta e os seus cavaleiros atravessou séculos.


Homens de religião e de guerra, aliavam à vida de oração a arte militar, em particular a guerra defensiva com o propósito de proteger os lugares sagrados da Terra Santa e os peregrinos vindos das mais longínquas terras europeias.

Apoiados pelo Papa e pelas principais monarquias da época, estes freires cavaleiros, na sua maioria, ganharam respeito e prestígio e viram recompensada a sua bravura militar, com a concessão de propriedades e benesses que levaram a um poder crescente da Ordem.

Paula Pinto Costa, historiadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, traz-nos uma investigação apurada sobre a presença dos Templários em Portugal. Para além das imagens estereotipadas, das lendas e dos mitos, este livro traça a história desta ordem da Idade Média desde a sua fundação até ao processo de desacreditação e ao seu desaparecimento abrupto no início do século XIV.

Paula Pinto Costa é professora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou em 1999 com a tese A Ordem do Hospital em Portugal: dos finais da Idade Média à Modernidade (Porto: Fundação Engo António de Almeida, 2000). Tem dedicado o seu trabalho de investigação à história medieval, sendo especialista em ordens religioso-militares, área científica em que é autora de quase uma centena de estudos, entre livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

Título: Templários em Portugal
Subtítulo: Homens de religião de guerra
A autora: Paula Pinto Costa
Género: História divulgativa
Nº de páginas: 312 páginas + 16 páginas extratextos a cores
À venda a partir de: 20 novembro 2019
P.V.P.: 16,50 € 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,206,367