"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Alcácer do Sal o galeão volta ao Sado para passeios de Natal

Em dezembro, o galeão Pinto Luísa volta a passear residentes e visitantes pelo rio. Mas é só para quem gosta mesmo de música de Natal: o passeio é uma hora ao ritmo dos clássicos natalícios sob as luzes do sol-posto.

C.M. Alcácer do Sal C.M. Alcácer do Sal


Já passou os 74 anos e está aí para as curvas (do rio). O galeão Pinto Luísa – batismo de origem, conjuga o apelido do primeiro proprietário e da filha deste –, tem uma longa história de transporte do sal que tornou célebre as terras do Sado e mais ainda Alcácer. Desde 2003 que pertence à autarquia e, depois de uma grande recuperação, começou a passear residentes e visitantes.

Recentemente, foi novamente alvo de “profundas obras de conservação e restauro no estaleiro de Sarilhos Pequenos": ficou “praticamente como novo”.

Agora que todos estamos a precisar de relaxar, o galeão vai passar Dezembro a deslizar pelo rio levando consigo visitas. Sempre em segurança e cumprindo todas as regras da DGS, garante a autarquia. É tudo para “elevar o espírito”, garante-se. O Pinto Luísa irá estar em navegação de passeio de 2 a 22 de dezembro. Cada passeio – que é pago: 5,94 euros para maiores de 12, metade para 6-12, grátis para mais pequenos – tem a duração de uma hora e a particularidade de ser feito “ao som de músicas de Natal”. Isto, “enquanto o participante se delicia com uma bebida quente e um doce”, explica a câmara de Alcácer do Sal. Cada passeio tem a “lotação máxima é de 25 pessoas e o ponto de encontro é o cais da margem sul”.

Para que não haja dúvidas, garante-se em comunicado que “durante a realização do evento serão cumpridas todas as recomendações da DGS relativas a iniciativas similares, designadamente a higienização das mãos dos participantes antes e durante o passeio, o distanciamento de pelo menos 1,5m a 2m entre agregados familiares ou pessoas singulares, e a utilização obrigatória de máscara”. Na ficha de informação sobre os passeios também se reforça que a Autoridade Local de Saúde “emitiu parecer favorável à realização” destas viagens.

Para mais informações ou inscrições, e sendo que deve “inscrever-se até à quarta-feira anterior à data de realização do passeio": Posto de Turismo de Alcácer, e-mails turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt e postoturismo@m-alcacerdosal.pt. Se quiser mais detalhes também pode ligar para os tel.: 265 009 987 e 911 794 685 ou consultar o site da câmara municipal.

Além do Pinto Luísa, Alcácer do Sal tem ainda o galeão Amendoeira, ainda mais antigo: a construção data de 1925 e 'nasceu’ na praia da Saúde, em Setúbal. Passou o século XX a trabalhar e já no séc. XXI foi também adquirido pela autarquia, que depois de alguns sarilhos (naufragou e só foi recuperado graças a uma “complexa operação de resgate"), o restaurou por completo. Um grande trabalho que incluiu “substituição do cavername, aparelhagem, motor, instalação elétrica e modernização dos sistemas de segurança”.

Passeios de Natal no Pinto Luísa

Dezembro

  • 2 (quarta-feira) – 18h
  • 3 (quinta-feira) – 18h
  • 4 (sexta-feira) – 18h e às 19h
  • 7 (segunda-feira) - 18h e às 19h
  • 8 (terça-feira) – 18h30 e às 19h30
  • 16 (quarta-feira) - 18h
  • 17 (quinta-feira) - 18h
  • 18 (sexta-feira) - 18h e às 19h
  • 21 (segunda-feira) - 18h e às 19h
  • 22 (terça-feira) – 19h30 


por Luís J. Santos in Público | 19 de novembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,933,611