"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Livro da psicóloga Cláudia Morais alerta contra a violência emocional

A Manuscrito lança o novo livro da psicóloga Cláudia Morais, «O problema não sou eu, és tu».O novo livro ensina a reconhecer e eliminar comportamentos tóxicos nas relações.  A autora é psicóloga clínica, especialista em terapia de casal.


O meu companheiro…
 
Castiga-me quando nos zangamos deixando de me dirigir a palavra.
Ameaça deixar-me se eu não fizer o que ele quer.
Tenta controlar o tempo que eu passo com outras pessoas.
Corrige constantemente a forma como falo e me visto.
 
Se se identifica com, pelo menos, UMA destas frases, é provável que esteja a ser alvo de alguma forma de violência emocional.

Joana perdoou uma traição, mas continuava a ter dúvidas sobre o real compromisso do namorado com a relação. Como resposta, ouvia que estava «a estragar o ambiente». Nélson escreveu um livro e, apesar do aval de uma editora, foi arrasado pela namorada: «Ainda vais ter que os reembolsar pelo investimento.» Jorge manipulava Sílvia constantemente com a frase «Se tu gostasses mesmo de mim…». Cristina ouvia do marido que não servia «sequer para ter sexo». Cláudio repetia a Elsa: «Não tens sentido de humor.»

Não existem relações perfeitas: todos os casais têm dias «não», discussões e momentos em que a tampa salta. Mas se todos os dias são negros, as discussões não têm fim e a tampa teima em saltar a toda hora, algo está errado - mesmo que tudo isto seja intercalado por juras de amor eterno. Cláudia Morais, psicóloga clínica e terapeuta familiar, sabe exatamente do que estamos a falar - violência emocional.

Em O Problema Não Sou Eu, És Tu, a autora do blogue A Psicóloga apresenta-nos testemunhos reais de pacientes que acompanhou em consultório e identifica diferentes formas de abuso. Através de várias estratégias, ajuda-o a perceber o que se passa e como reagir.

Um livro essencial para qualquer pessoa numa relação, mesmo para quem acha, à partida, que está tudo bem. É que não é fácil identificar uma situação de violência emocional. E também não é fácil aceitar que, em algum momento das nossas vidas, é bem provável que todos nós tenhamos sido praticantes ou alvo de comportamentos violentos.

Sobre a autora:

Cláudia Morais é psicóloga clínica e terapeuta familiar. Trabalha há vinte anos com famílias, ajudando-as a reencontrar a felicidade.
É autora dos livros Sobreviver à Crise Conjugal, O Amor e o Facebook, Os 25 Hábitos dos Casais Felizes e Continuar a Ser Família depois do Divórcio.
Publica regularmente textos e vídeos no seu blogue A Psicóloga.
Colabora com a imprensa e com a televisão em temas relacionados com a família. Escreve para o Simply Flow by Fátima Lopes. Vive em Lisboa com o marido e os dois filhos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,218,864
>