"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Livro da psicóloga Cláudia Morais alerta contra a violência emocional

A Manuscrito lança o novo livro da psicóloga Cláudia Morais, «O problema não sou eu, és tu».O novo livro ensina a reconhecer e eliminar comportamentos tóxicos nas relações.  A autora é psicóloga clínica, especialista em terapia de casal.


O meu companheiro…
 
Castiga-me quando nos zangamos deixando de me dirigir a palavra.
Ameaça deixar-me se eu não fizer o que ele quer.
Tenta controlar o tempo que eu passo com outras pessoas.
Corrige constantemente a forma como falo e me visto.
 
Se se identifica com, pelo menos, UMA destas frases, é provável que esteja a ser alvo de alguma forma de violência emocional.

Joana perdoou uma traição, mas continuava a ter dúvidas sobre o real compromisso do namorado com a relação. Como resposta, ouvia que estava «a estragar o ambiente». Nélson escreveu um livro e, apesar do aval de uma editora, foi arrasado pela namorada: «Ainda vais ter que os reembolsar pelo investimento.» Jorge manipulava Sílvia constantemente com a frase «Se tu gostasses mesmo de mim…». Cristina ouvia do marido que não servia «sequer para ter sexo». Cláudio repetia a Elsa: «Não tens sentido de humor.»

Não existem relações perfeitas: todos os casais têm dias «não», discussões e momentos em que a tampa salta. Mas se todos os dias são negros, as discussões não têm fim e a tampa teima em saltar a toda hora, algo está errado - mesmo que tudo isto seja intercalado por juras de amor eterno. Cláudia Morais, psicóloga clínica e terapeuta familiar, sabe exatamente do que estamos a falar - violência emocional.

Em O Problema Não Sou Eu, És Tu, a autora do blogue A Psicóloga apresenta-nos testemunhos reais de pacientes que acompanhou em consultório e identifica diferentes formas de abuso. Através de várias estratégias, ajuda-o a perceber o que se passa e como reagir.

Um livro essencial para qualquer pessoa numa relação, mesmo para quem acha, à partida, que está tudo bem. É que não é fácil identificar uma situação de violência emocional. E também não é fácil aceitar que, em algum momento das nossas vidas, é bem provável que todos nós tenhamos sido praticantes ou alvo de comportamentos violentos.

Sobre a autora:

Cláudia Morais é psicóloga clínica e terapeuta familiar. Trabalha há vinte anos com famílias, ajudando-as a reencontrar a felicidade.
É autora dos livros Sobreviver à Crise Conjugal, O Amor e o Facebook, Os 25 Hábitos dos Casais Felizes e Continuar a Ser Família depois do Divórcio.
Publica regularmente textos e vídeos no seu blogue A Psicóloga.
Colabora com a imprensa e com a televisão em temas relacionados com a família. Escreve para o Simply Flow by Fátima Lopes. Vive em Lisboa com o marido e os dois filhos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,884,337