"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CLÃ lançam vídeo de "Pensamentos Mágicos"

Seis meses depois da chegada de Véspera, os Clã lançam novo videoclipe.


Pensamentos Mágicos, 
com letra de Carlos Tê e música de Hélder Gonçalves, é um convite à dança. Convite que Joana X, realizadora, aceitou e espelhou no vídeo que junta imagens de arquivo com imagens ao vivo da banda:

“Ao remoer no que poderia fazer, lembrei-me de como adoro videoclipes com pessoas a dançar e de como esta música puxava para a dança. Para mim, Pensamentos Mágicos é a música mais dançável do álbum Véspera dos Clã. Começa com aquela batida da bateria, seguida pelo sintetizador, que fazem logo o pé abanar em sincronia. A música vai crescendo e cada novo elemento musical vai fazendo mexer uma parte nova do corpo. (...) Essa ideia do corpo a soltar-se, a libertar-se aos poucos, acabava por se associar também à letra da música, de Carlos Tê, o que me agradou.

Comecei a pensar como iria arranjar imagens de pessoas a dançar, dado que a ideia era usar só imagens já filmadas. Nos concertos que filmámos, por causa da pandemia da covid-19, as pessoas estavam todas sentadas com máscara, por isso, não podia usar imagens do público. Que imagens já existentes poderíamos, então, usar, sem termos de estar presos à questão dos direitos de autor? Só mesmo coisas antigas. Não sei bem como, a minha cabeça foi imediatamente para a ideia das dançarinas burlescas. Fui logo aos arquivos Prelinger pesquisar por “burlesque dancers”. Comecei a ver os vídeos ouvindo a “Pensamentos Mágicos” de fundo e fiquei fascinada como as imagens encaixavam tantas vezes na música. Apesar destas mulheres serem dançarinas de strip-tease, o que procurava nestas imagens era menos o lado sensual dos corpos semi-nus e mais a alegria da dança – quando elas riem, fazem movimentos mais animados, mais loucos, mais soltos, como se estivessem em casa a dançar sozinhas – como eu fiz tantas vezes durante o confinamento (e acredito não ter sido a única!).“ Joana X
 
Enquanto não podemos voltar a dançar entre amigos e estranhos, para lá das nossas quatro paredes, continuemos a fazê-lo ao som dos Clã, nas nossas casas, se possível, até cair, ancorados às palavras de Carlos Tê:

A força em mim
Não conhece fronteiras
A ave em mim 
Sobrevoa barreiras


PRÓXIMOS CONCERTOS
4 de dezembro  Cultura em Expansão, Hard Club, Porto - 19h30
12 de dezembro Cineteatro de Estarreja - 21h00
 
"VÉSPERA"
À venda nas lojas e plataformas digitais
Edição em vinil já disponível em pré-venda no 
bandcamp dos Clã 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,180,318