"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara de Loulé promove ações para recuperar a Ribeira do Cadoiço

A Câmara Municipal de Loulé está a realizar um conjunto de iniciativas que visam solucionar um problema de degradação da condição estrutural e das ligações existentes na conduta da Ribeira do Cadoiço, situação que está na origem da ocorrência de ”descargas” no local e que se agrava durante o período de maior pluviosidade.


Após uma inspeção ao troço canalizado da Ribeira do Cadoiço, em outubro de 2019, com o objetivo de efetuar o levantamento de anomalias associadas à degradação da estrutura, o estudo desenvolvido pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil veio confirmar a existência de deficiências e identificar algumas ligações indevidas de ramais com caudal residual doméstico, bem como acessos com tamponamento deficiente. De um modo geral, verificou-se que uma parte significativa da estrutura se encontra numa condição deficitária.

Neste contexto, a equipa técnica do LNEC deixou ao Município de Loulé duas recomendações complementares que passam, num primeiro momento, pela necessidade de suprir lacunas importantes de informação sobre a infraestrutura existente associada aos sistemas de águas residuais e pluviais, e posteriormente, pela intervenção corretiva das anomalias mais gravosas.

No primeiro caso, a Autarquia já adjudicou a prestação de serviços para a execução do cadastro das redes de infraestruturas na área que abrange a linha de água que atravessa a cidade de Loulé, permitindo, assim, facilitar a georreferenciação das estruturas mais abaladas.

Já numa fase posterior, e com esses dados em mão, o Departamento de Obras e Gestão de Infraestruturas Municipais irá proceder à devida intervenção no local, cujo projeto já se encontra em fase de elaboração.

Em resposta às preocupações da população, a Autarquia deixa claro que “estão a ser tomadas todas as medidas, através de um trabalho intenso, nem sempre visível, e que envolve vários serviços municipais, para além de entidades externas com destaque para o LNEC, para solucionar este problema, que não é de hoje, mas que se tem acentuado nos últimos anos”.

Refira-se que a Ribeira do Cadoiço tem origem numa nascente localizada a norte de Loulé, mais propriamente no Cerro da Cabeça Gorda, atravessando em túnel toda a cidade até à zona sul de Loulé. Na Franqueada, junta-se com a ribeira do Carcavai, e desagua no oceano Atlântico em Vale do Lobo.

Espaço com grande potencial turístico, o Cadoiço tem vindo a ser descoberto por muitos visitantes que encontram sobretudo na sua cascata um espaço diferente, inspirador, em pleno centro urbano. É também para valorizar este património que a Associação Almargem, em parceria com a Câmara de Loulé, viu a candidatura “Cadoiço Vive” ser recentemente aprovada pelo Fundo Ambiental. A renaturalização de ecossistemas e o reforço da flora ripícola e da fauna silvestre são os principais eixos deste projeto.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,891,678