"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Os impactos da pandemia na cultura, no pensamento e na ciência

Da literatura à música, das artes plásticas ao ballet, da filosofia à física, dezassete criadores de diversas áreas analisaram, num ciclo de entrevistas feitas por José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), os impactos que o medo e as políticas de combate à pandemia tiveram na cultura, no pensamento e até mesmo na ciência.


O livro O Vírus, a Cultura e o Futuro reúne esses testemunhos numa edição para memória futura, que inclui retratos destas figuras captados pelo fotógrafo Jaime Serôdio. O Vírus, a Cultura e o Futuro chega às livrarias no próximo dia 2 de Dezembro. Uma edição Guerra e Paz com o apoio da SPA.

Que desastre sem precedentes podem a pandemia e o confinamento provocar nos agentes de cultura e na sua relação com o público? Esta questão assolou a classe artística, logo que em Março de 2020 foi decretado o dever cívico de confinamento profilático e os consequentes cancelamentos de espetáculos e encerramentos de universidades e de salas de cinema. Os criadores e profissionais de produção foram todos para casa, levando a cultura consigo.

Em Junho, José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, lançou o desafio a figuras da vida cultural e artística portuguesa para que expusessem as suas perspetivas sobre as mudanças que ocorreram neste período à escala nacional e mundial e sobre os desafios futuros da cultura e para a ciência.

O convite foi aceite e nos três meses seguintes o Auditório Maestro Frederico de Freitas, da SPA, recebeu um ciclo de entrevistas a dezassete criadores*, entre os quais Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Fiolhais, Pacheco Pereira, Barata-Moura, Fernando Rosas e Olga Roriz.

As dezassete conversas foram transcritas e resultam num livro que agora é publicado. O Vírus, a Cultura e o Futuro dá-nos a conhecer o impacto que esta nova realidade teve nas suas vidas profissionais e pessoais e que futuro auguram para a criação artística.

Uma coletânea de relatos que espelham não só perfis distintos, mas também preocupações vividas, em cada um dos momentos da pandemia, relativamente ao quotidiano, política, ciência e cultura.

Um livro para quem, com os olhos no futuro, quer um debate plural sobre o presente e sobre o futuro da cultura em Portugal.

O Vírus, a Cultura e o Futuro chega às livrarias de todo o país no próximo dia 2 de Dezembro. Uma edição Guerra e Paz, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, que poderá ainda ser encomendada através do site oficial da editora.  

O Vírus, a Cultura e o Futuro
José Jorge Letria
Fotografias: Jaime Serôdio
Não-Ficção / Entrevistas
184 páginas · 15x23 · 15,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,986,347
>